Conheça os ‘cérebros’ por trás da DeepSeek da China
Publicado ter, 18 fev 2025 • 10:55 PM GMT-0300 | Atualizado há 8 dias
Publicado ter, 18 fev 2025 • 10:55 PM GMT-0300 | Atualizado há 8 dias
KEY POINTS
Deepseek
Nikolas Kokovlis/NurPhot via Reuters
A startup de inteligência artificial DeepSeek ganhou muita atenção no mundo da inteligência artificial (IA), mas a equipe por trás da empresa é relativamente desconhecida fora da China.
O fundador da DeepSeek, Liang Wenfeng, foi comparado a Sam Altman, CEO da OpenAI, por algumas publicações ocidentais, mas, ao contrário de seu contraparte do Vale do Silício, Liang manteve um perfil público discreto. A equipe de Liang, composta por jovens formandos em algumas das universidades mais renomadas da China, também é pouco conhecida. A equipe tem menos de 140 pessoas, segundo a mídia estatal chinesa, embora um artigo de pesquisa sobre o modelo mais recente da empresa liste cerca de 200 colaboradores. A CNBC não conseguiu confirmar o tamanho oficial da equipe.
Fora os desenvolvedores de tecnologia central, a DeepSeek compartilhou principalmente a equipe de gestão sênior, funcionários operacionais, departamento de recursos humanos e contadores financeiros da empresa-mãe High-Flyer, de acordo com fontes próximas à empresa.
Aqui está um resumo das pessoas por trás da sensação de IA e como a startup surgiu.
Liang tem recebido a maior parte da atenção da mídia nas últimas semanas, já que o chatbot da DeepSeek subiu para o topo das paradas globais de aplicativos.
No mês passado, ele foi recebido como um herói em sua cidade natal na China e foi visto em uma mesa redonda organizada pelo primeiro-ministro chinês, Li Qiang, e mais recentemente em um simpósio fechado presidido pelo presidente Xi Jinping no início desta semana.
O fundador da DeepSeek, de 40 anos, tem sido bastante reservado em relação à mídia, com exceção de duas raras entrevistas com a mídia chinesa 36Kr em julho do ano passado e em 2023.
As entrevistas o mostram como um líder idealista determinado a alcançar a inteligência artificial geral (AGI), um tipo de IA que imita as capacidades humanas, e transformar a China em um inovador tecnológico.
Nascido em 1985, Liang cresceu em Zhanjiang, uma cidade portuária e centro comercial no sul da China. Ele era um estudante excepcional, particularmente talentoso em matemática, de acordo com reportagens da mídia local.
Após aprender cálculo sozinho no ensino médio, foi admitido na Universidade Zhejiang em 2002 e mais tarde obteve um bacharelado e um mestrado em engenharia de informação e comunicação em 2010.
Com especialização em pesquisa sobre visão computacional, em 2008 Liang começou a escrever algoritmos de aprendizado de máquina para analisar tendências de mercado e dados macroeconômicos para tomar decisões de investimento, conforme o veículo chinês 36Kr, que entrevistou Liang.
A IA não era uma estratégia típica de quantificação na época, mas Liang se inspirou em Jim Simons, um pioneiro do investimento quantitativo que fundou a Renaissance Technologies, um dos fundos mais bem-sucedidos do mundo, disse Liang na introdução à versão chinesa da biografia de Simons.
Em 2015, Liang e o amigo de faculdade Jin Xu fundaram a High-Flyer Asset Management, um fundo de investimentos que utiliza algoritmos matemáticos complexos para prever tendências do mercado e tomar decisões de investimento.
Xu se formou na Chu Kochen Honors College da Universidade Zhejiang, que seleciona os melhores alunos da universidade de elite.
Lá, Xu fez seus estudos de doutorado em navegação autônoma de robôs e aprendizado de máquina — semelhante ao foco de Liang em pesquisa pós-doutoral — e foi um membro chave do projeto de pesquisa de navegação visual para o programa de exploração lunar da China.
Xu, que trabalhou no desenvolvimento de software da Huawei Technologies no início dos anos 2010, agora lidera o desenvolvimento tecnológico da High-Flyer e elabora estratégias de negociação, conforme sua página de perfil na base de dados de private equity PaiPaiWang.
Zhengzhe Lu, CEO da High-Flyer, formou-se na mesma universidade que Liang e Xu, antes de obter um mestrado na London School of Economics and Politics.
Antes de ingressar na High-Flyer, Lu trabalhou no China Merchants Bank, onde estava envolvido com pesquisa macroeconômica e investimentos em derivativos no exterior.
Em entrevista à mídia estatal chinesa em 2023, Lu afirmou: “Montamos uma nova equipe independente dos investimentos, o que equivale a uma segunda startup” — que mais tarde cresceria para se tornar a DeepSeek. “Queremos fazer coisas com mais valor e coisas que vão além da indústria de investimentos.”
A dupla gerencia alguns dos fundos de melhor desempenho nos portfólios da empresa, com retornos médios superiores a 20% em 2024, de acordo com o PaiPaiWang. Isso foi acima dos ganhos de cerca de 15% no índice CSI 300 no ano passado, uma alta de 5% no CSI 500 de pequenas empresas.
Os lucros do fundo quant foram parcialmente direcionados para financiar o crescimento da DeepSeek, disse Liang à 36Kr em 2023.
Em 2023, a High-Flyer desmembrou a DeepSeek como uma empresa independente, expandindo seu alcance além do investimento e concentrando-se em perseguir a AGI.
A equipe é composta principalmente por pessoas formadas em engenharia, ciência da computação e IA das principais universidades da China — como Tsinghua University e Peking University — muitos dos quais publicaram recentemente artigos sobre modelos de linguagem e aprendizado de máquina.
Um número de membros da equipe também estudaram em universidades americanas de prestígio, com experiência na Nvidia e Microsoft, que decidiram retornar à crescente indústria de IA da China, conforme seus perfis no LinkedIn.
Uma característica que distingue a equipe é a idade, já que a DeepSeek parece preferir pessoas com menos experiência de trabalho.
Em vez disso, “eles enfatizam diplomas acadêmicos, prêmios em competições internacionais de programação, artigos de pesquisa publicados nas principais revistas da indústria”, disse um headhunter da DeepSeek à CNBC.
Em entrevista em 2023, Liang afirmou que a experiência é menos importante a longo prazo e que “habilidades fundamentais, criatividade e paixão são mais cruciais.”
Em 2024, ele disse que, embora os 50 melhores talentos em IA possam não estar na China, a DeepSeek está mirando em cultivar os seus próprios.
Os melhores graduados também parecem ser atraídos para a empresa devido aos salários aparentemente mais altos e ao maior grau de gestão bottom-up do que o encontrado em empresas de tecnologia maiores.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Corrida contra o tempo: Palmeiras tenta concluir maior contratação da história do futebol brasileiro
'A economia do conhecimento está a caminho do fim', diz LinkedIn
Alibaba libera gratuitamente modelo de geração de vídeos por IA
Saiba quem é Gyökeres, jogador sueco que atua em Portugal e faz sucesso nas redes
Lucro ajustado da Raia Drogasil soma R$ 381,4 milhões no 4T24