ABES lança propostas para impulsionar a economia digital no Brasil
Publicado qui, 20 fev 2025 • 2:24 PM GMT-0300 | Atualizado há 2 dias
Publicado qui, 20 fev 2025 • 2:24 PM GMT-0300 | Atualizado há 2 dias
KEY POINTS
ABES divulga Agenda Regulatória 2025.
Pixabay.
A Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) divulgou sua Agenda Regulatória 2025, um documento que estabelece diretrizes e propostas para a evolução da economia digital no Brasil.
Com foco na construção de um Brasil mais digital e menos desigual, o material traz recomendações em diversas frentes, como segurança cibernética, tributação, inteligência artificial e incentivo ao empreendedorismo.
A ABES enfatiza a necessidade de um ambiente regulatório propício à inovação e propõe a criação de uma governança centralizada para a transformação digital no Brasil. A entidade também defende a elaboração de uma estratégia nacional para soberania digital competitiva, garantindo que o país possa se inserir de forma equilibrada na economia global.
O documento destaca ainda a urgência da implementação de um Marco Legal da Cibersegurança, além de incentivos para a qualificação de profissionais na área. Outras propostas incluem a criação de uma rede nacional de compartilhamento e prevenção de ataques cibernéticos e a ampliação do financiamento para empresas investirem em segurança digital.
A ABES também propõe mudanças no sistema tributário para incentivar o setor de tecnologia. Entre as medidas defendidas estão a desoneração da folha de pagamento, a garantia de que a Reforma Tributária não prejudique a competitividade do setor de TI e a revisão das regras para tributação de software e serviços digitais.
Outro ponto relevante da agenda é a regulamentação da inteligência artificial (IA), que deve ser baseada no uso e no risco da tecnologia, evitando restrições excessivas ao setor. Além disso, a associação defende o fortalecimento da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) para garantir que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) seja aplicada de forma equilibrada e eficaz.
A ABES também reforça a necessidade de um ambiente favorável ao crescimento das startups e empresas inovadoras. Para isso, propõe incentivos tributários para investidores, facilitação da contratação de serviços de startups pelo setor público e a criação de políticas públicas que promovam interoperabilidade e uso de dados abertos.
Para garantir o sucesso da transformação digital, a ABES defende a formação de talentos com cursos de capacitação acessíveis e incentivo à retenção de profissionais no Brasil. A entidade também sugere a adoção de políticas migratórias favoráveis à atração de talentos estrangeiros.
No geral, a Agenda Regulatória 2025 da ABES busca promover um diálogo com autoridades e a sociedade para avançar na construção de um Brasil mais digital e competitivo. “A ABES acredita que esses temas devem ser discutidos e tratados de forma colaborativa, para compreender plena mente a dimensão do desafio e propor soluções eficazes”, afirma a associação.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Brasilcap cresce, amplia impacto social e desafia o mercado
Alexandre de Moraes manda suspender Rumble no Brasil
Justiça Eleitoral condena Pablo Marçal e o torna inelegível por 8 anos
Justiça: Mercado Livre não pode pagar para aparecer em pesquisas na web com nome da Verisure
Tesla faz recall de mais de 376 mil carros nos EUA por problema na direção elétrica