Pedidos de recuperação judicial no Brasil registram aumento de 9% em janeiro, diz Serasa Experian
Publicado qua, 19 fev 2025 • 10:47 PM GMT-0300 | Atualizado há 2 dias
Publicado qua, 19 fev 2025 • 10:47 PM GMT-0300 | Atualizado há 2 dias
KEY POINTS
Os pedidos de pedidos de recuperação judicial no Brasil subiram quase 9% em janeiro, o que, de acordo com a economista Camila Abdelmalack, não foi uma surpresa dada a situação econômica desafiadora. A gerente executiva de estudos econômicos da Serasa Experian afirmou que esse aumento está relacionado ao cenário de taxas de juros elevadas e dificuldades no acesso ao crédito, especialmente para micro e pequenas empresas.
Abdelmalack disse que, em janeiro, 80% dos pedidos de recuperação judicial partiram dessas empresas, que representam a maior parte do setor empresarial brasileiro. Segundo ela, esse cenário é esperado, considerando que as micro e pequenas empresas enfrentam muito mais obstáculos para acessar crédito e que enfrentam taxas de juros muito altas.
Ela afirmou ainda que o acesso ao crédito para grandes empresas é mais facilitado, uma vez que podem recorrer ao mercado acionário ou ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A economista disse também que, embora a alta na taxa de juros seja um fator importante para o aumento nos pedidos de recuperação judicial, a má gestão e o planejamento financeiro inadequado das empresas também têm desempenhado um papel fundamental nesse cenário.
“A recuperação judicial é o final de um ciclo, que começa com o atraso nos pagamentos e leva à inadimplência, até chegar à situação em que o recurso da recuperação judicial é a única opção”, afirmou.
Ela também falou que, em 2024, apesar de um crescimento econômico positivo e a redução do desemprego, as micro e pequenas empresas ainda enfrentaram dificuldades para lidar com o cenário de crédito restrito. “As empresas não conseguem captar recursos com facilidade e, quando conseguem, o custo é muito elevado”, afirmou.
Além disso, a economista disse que, para 2025, a situação pode piorar, já que se espera a manutenção da alta taxa de juros, o que pode agravar ainda mais a situação das micro e pequenas empresas. Apesar desse quadro, ela ressaltou a importância do planejamento financeiro e do acompanhamento do fluxo de caixa para evitar que as empresas cheguem à recuperação judicial.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Brasilcap cresce, amplia impacto social e desafia o mercado
Alexandre de Moraes manda suspender Rumble no Brasil
Justiça Eleitoral condena Pablo Marçal e o torna inelegível por 8 anos
Justiça: Mercado Livre não pode pagar para aparecer em pesquisas na web com nome da Verisure
Tesla faz recall de mais de 376 mil carros nos EUA por problema na direção elétrica