Trump cancela proteção de 500 mil imigrantes haitianos
Publicado sex, 21 fev 2025 • 1:58 PM GMT-0300 | Atualizado há 1 dias
Publicado sex, 21 fev 2025 • 1:58 PM GMT-0300 | Atualizado há 1 dias
KEY POINTS
REUTERS/Carlos Barria
A administração Trump cancelou na última quinta-feira (21) uma extensão do Status de Proteção Temporária (TPS) concedido a mais de 500 mil haitianos pelo ex-presidente Joe Biden.
Os Estados Unidos concedem o Status de Proteção Temporária (TPS) a cidadãos estrangeiros que não podem retornar com segurança ao seu país devido a guerra, desastres naturais ou outras condições “extraordinárias”.
Esse condição havia sido estendida para os haitianos por 18 meses, até fevereiro de 2026, pela administração Biden, mas agora expirará em 3 de agosto.
“A presidente Trump e eu estamos retornando o TPS ao seu status original: temporário”, disse a chefe do Departamento de Segurança Interna, Kristi Noem, em uma declaração do departamento.
“Isso faz parte da promessa do presidente Trump de revogar políticas que eram imãs para a imigração ilegal e inconsistentes com a lei”, disse a declaração do Departamento de Segurança Interna (DHS).
O número de haitianos elegíveis para proteção disparou de 57.000 em 2011 para 520.694 em 2024, de acordo com estimativas do governo dos EUA.
A extensão do TPS concedida por Biden foi “muito mais longa do que o justificado ou necessário”, disse uma porta-voz do DHS.
Trump, que durante sua campanha eleitoral afirmou que os imigrantes estavam “envenenando o sangue” dos Estados Unidos — rapidamente ordenou uma revisão de todo o programa TPS ao retornar ao cargo.
Durante sua campanha, ele fez alegações sem fundamento de que a cidade de Ohio havia visto um recente influxo de migrantes haitianos que estavam roubando e comendo gatos e cachorros dos moradores.
“A administração Trump está tirando a estabilidade de meio milhão de haitianos que construíram suas vidas aqui, crianças, trabalhadores, pais e vizinhos que se tornaram parte integrante das comunidades americanas e contribuíram para nossa economia”, disse Beatriz Lopez, co-diretora-executiva do Immigration Hub, uma organização que trabalha em soluções políticas para cidadãos aspirantes.
“Essa decisão irresponsável não prejudica apenas eles; ela desestabiliza os próprios negócios, famílias e economias locais que dependem deles.”
No mês passado, a administração Trump revogou a proteção contra deportação para mais de 600 mil venezuelanos nos Estados Unidos.
“O povo deste país quer esses vagabundos fora. Eles querem que suas comunidades sejam seguras”, disse Noem à Fox News em janeiro.
Atormentado por um devastador terremoto em 2010, o Haiti tem sofrido com a instabilidade política crônica por décadas e, mais recentemente, com o aumento da violência por grupos armados.
Apesar da eleição do Primeiro-Ministro Alix Didier Fils-Aime em novembro e do envio de uma missão de segurança apoiada pela ONU para apoiar a polícia nacional do Haiti, a violência persiste.
Pelo menos 5.601 pessoas foram mortas pela violência de gangues no Haiti em 2024, segundo a ONU.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Cristina Betts deixa cargo de CEO do Grupo Iguatemi
Justiça Eleitoral condena Pablo Marçal e o torna inelegível por 8 anos
Aluguel de Nunes em imóvel de empresário vira alvo do MP
Bill Gates admite que quis voltar a Harvard após fundar a Microsoft
Prefeitura de SP determina suspensão das operações do espaço VIP do Nubank, no Parque Ibirapuera