CNBC Hong Kong destina US$ 128 milhões para novo instituto de pesquisa de IA 

Entretenimento

Trabalho dos sonhos ou pesadelo no escritório: como lidar com um chefe difícil?

Publicado sex, 21 fev 2025 • 2:16 PM GMT-0300 | Atualizado há 5 dias

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Você pode evitar ou, pelo menos, antecipar atritos com seu gerente, conhecendo o estilo de personalidade de conflito que ele tem e o que tende a desencadeá-lo, diz Jim Guinn
  • O pior tipo de pessoa para trabalhar, segundo ele, é um “colaborador desencadeado por tarefas.”
  • Se seu chefe tende a ter problemas com as características de personalidade das pessoas da equipe, muitos dos conflitos provavelmente são relacionais.
Taxa de desocupação cai para 6,6% em 2024, diz IBGE

Foto: Agência Brasília

Um chefe difícil pode transformar até o trabalho mais gratificante em uma experiência negativa. Você pode evitar ou, pelo menos, antecipar atritos com seu gerente, conhecendo o estilo de personalidade de conflito que ele tem e o que tende a desencadeá-lo, diz Jim Guinn, autor de “Como Se Dar Bem com Qualquer Pessoa: O Manual para Prever e Prevenir Conflitos no Trabalho e em Casa.

Guinn é presidente do Resolution Resource Group, uma empresa que orienta outras empresas sobre como resolver conflitos. Ele coautoria o livro com John Eliot, um mentor de times e atletas profissionais.

O pior tipo de pessoa para trabalhar, segundo ele, é um “colaborador desencadeado por tarefas.”

Essa é “a pessoa que quer se envolver em tudo, resolver todos os conflitos, diz ‘Vamos ser todos melhores amigos’, mas é um controle total e não vai confiar em você,” disse Guinn à CNBC Make It.

Chefes assim tendem a microgerenciar, mas não são diretos sobre o que realmente querem.

“Eles nunca vão te dizer que estão chateados com você, mas se você não fizer as coisas do jeito deles, eles vão surtar,” afirma Guinn.

Colaborador é um dos cinco tipos de estilos de personalidade de conflito que Guinn e Eliot descrevem no livro deles:

Evitador: Essa pessoa geralmente evita o conflito e trabalha melhor sozinha. Para fomentar um bom relacionamento com ela, você deve ser eficiente no tempo e evitar reuniões desnecessárias. Seja persistente se não receber resposta dela.

Competidor: O competidor normalmente assume muitos riscos e pode ser conhecido por ser agressivo em sua abordagem. Ao trabalhar com um competidor, você deve cumprir os prazos que ele define e cumprir sua palavra.

Analisador: Um analisador vê o mundo de uma forma metódica e baseada em evidências. Eles gostam de reunir muitas informações antes de tomar uma ação. Para criar um bom fluxo de trabalho com eles, mostre que você pode ser flexível e tenha interesse em seus processos de pensamento.

Colaborador: “Colaboradores vão trabalhar duro para tornar as coisas pessoais para te fazer baixar a guarda,” escrevem Guinn e Eliot no livro. Eles são empáticos e gostam de ser gerentes de relacionamento, mas não são diretos sobre suas próprias necessidades.

Ao trabalhar com colaboradores, valide a necessidade deles de fazer parte do grupo e não seja “apenas negócios.

Acomodador: O acomodador coloca o sucesso e o bem-estar do grupo acima do seu próprio. Eles fazem um excelente trabalho em incentivar seus colegas de equipe e podem ficar chateados quando se sentem desprezados. Seja confiável e não os tome por garantido.

A maioria dos conflitos pode ser classificada em três categorias, afirmam Guinn e Eliot:

Tarefa: Se uma pessoa é “desencadeada por tarefas”, isso significa que ela se preocupa em cumprir prazos e aderir aos padrões acordados.

Processo: Esse tipo de desacordo se concentra em como uma tarefa é realizada. Muitas pessoas desencadeadas por processos têm uma atitude de “do meu jeito ou nada.”

Relacional: Se seu chefe tende a ter problemas com as características de personalidade das pessoas da equipe, muitos dos conflitos provavelmente são relacionais.

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Entretenimento