Lucro da Stellantis cai 70%, mas montadora prevê alta na receita em 2025
Publicado qua, 26 fev 2025 • 11:05 AM GMT-0300 | Atualizado há 8 horas
Publicado qua, 26 fev 2025 • 11:05 AM GMT-0300 | Atualizado há 8 horas
KEY POINTS
Polo automotivo da Stellantis de Betim
Reprodução
A gigante automobilística Stellantis, que enfrenta dificuldades, afirmou nesta quarta-feira (26) que espera retomar o crescimento da receita este ano, após uma queda acentuada no lucro de 2024.
O conglomerado multinacional, proprietário de marcas renomadas como Jeep, Dodge, Fiat, Chrysler e Peugeot, registrou um lucro líquido de 5,5 bilhões de euros (US$ 5,77 bilhões) em 2024, uma queda de 70% em relação aos 18,6 bilhões de euros reportados no ano anterior.
Leia também:
Analistas esperavam que o lucro líquido de 2024 fosse de 6,4 bilhões de euros, de acordo com um consenso compilado pela Lseg.
A Stellantis afirmou que espera voltar ao crescimento lucrativo e à geração de caixa positiva em 2025, refletindo o estágio inicial de uma recuperação comercial e as incertezas elevadas do setor.
Os resultados são divulgados em meio à busca da empresa por um novo CEO, após a saída abrupta de Carlos Tavares no final do ano passado.
A Stellantis informou que pretende nomear um sucessor durante o primeiro semestre deste ano, com o presidente do conselho, John Elkann, liderando um comitê executivo interino até que a posição seja preenchida.
Outros destaques:
“Embora 2024 tenha sido um ano de contrastes marcantes para a empresa, com resultados aquém do nosso potencial, alcançamos marcos estratégicos importantes”, disse Elkann em comunicado divulgado junto com os resultados.
“Notavelmente, iniciamos a implementação de novas plataformas e produtos multi-energia, o que continuará em 2025, começamos a produção de baterias para veículos elétricos por meio de nossas joint ventures e lançamos a parceria internacional Leapmotor”, acrescentou.
Elkann afirmou que a empresa está “firmemente focada” tanto em ganhar participação de mercado quanto em melhorar o desempenho financeiro ao longo de 2025.
As ações da empresa, listada na bolsa de Milão, caíram 4% na manhã desta quarta-feira.
Assim como muitas de suas concorrentes, a montadora tem sido fortemente impactada por uma série de desafios nos últimos meses, incluindo problemas de desempenho na América do Norte, uma queda global na demanda por novos veículos e dificuldades no maior mercado automotivo do mundo, a China.
A Stellantis emitiu um alerta de lucro em setembro, prevendo vendas abaixo do esperado “na maioria das regiões” durante o segundo semestre de 2024.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
'A economia do conhecimento está a caminho do fim', diz LinkedIn
Lucro líquido da Ambev soma R$ 5,024 bilhões no 4º trimestre, alta de 11% em um ano
Indústria da beleza e sustentabilidade ganharão quadros especiais na programação 2025 do Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC
Brasil abriu 137 mil empregos com carteira assinada, mostra Caged
Casa Branca identifica administrador do DOGE