Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Amazon apresenta seu primeiro chip de computação quântica
Publicado 27/02/2025 • 18:08 | Atualizado há 6 meses
Texas Instruments anuncia Megaprojeto de US$ 60 bilhões onde a Apple fará chips para iPhone
Agentes do FBI realizam busca na casa de John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional de Trump
Você é inteligente o suficiente para investir em ativos privados? Criar um teste para investidores é um desafio, dizem especialistas
DeepSeek afirma que novos modelos de chips chineses serão equivalentes a análogos americanos
Nvidia pode suspender produção do chip H20 após restrições da China, dizem reportagens
Publicado 27/02/2025 • 18:08 | Atualizado há 6 meses
KEY POINTS
Imagem do chip ocelot, da Amazon
Reprodução
A Amazon Web Services (AWS), provedora de serviços de nuvem da Amazon, com sede nos EUA, anunciou nesta quinta-feira (27) o lançamento do Ocelot, seu chip quântico de primeira geração, em uma tentativa de alavancar essa tecnologia de computação experimental na competição com outros gigantes da tecnologia.
O novo semicondutor foi desenvolvido pelo AWS Centre for Quantum Computing no California State Institute of Technology e pode reduzir os custos de implementação do corretor de erros quântico em até 90%, de acordo com a empresa.
“Acreditamos que, se quisermos criar computadores quânticos práticos, a correção de erros quânticos deve vir em primeiro lugar. Foi isso que fizemos com o Ocelot”, disse Oskar Painter, diretor de hardware quântico da AWS.
Ao contrário dos computadores convencionais, que usam bits que representam valores de 1 ou 0 em série, esse computador usa bits quânticos – “qubits” – que podem existir em vários estados simultaneamente, podendo resolver problemas complexos de forma exponencialmente mais rápida do que os computadores convencionais.
A pesquisa em computação quântica é considerada uma área de crescimento fundamental e as principais potências, como os Estados Unidos e a China, estão investindo pesadamente nela. No caso da primeira, o governo impôs restrições às exportações dessa tecnologia sensível para evitar possíveis ameaças.
Na semana passada, a rival Microsoft revelou seu próprio chip quântico que, segundo ela, poderia levar a grandes transformações na sociedade, desde o combate à poluição até o desenvolvimento de novos medicamentos.
Em dezembro passado, outro gigante da tecnologia, o Google, apresentou seu próprio chip quântico, o Willow. O grupo californiano afirmou que esse novo elemento reduziu drasticamente os erros de cálculo e que realizou em poucos minutos um cálculo complexo que teria levado milhões de anos para um supercomputador tradicional.
Um dos maiores desafios nessa área é a sensibilidade dos qubits a distúrbios ambientais, como calor e interferência eletromagnética, que podem levar a erros de computação.
De acordo com a AWS, o Ocelot evita esse problema com seu design inovador que pode reduzir os recursos necessários para corrigir erros de cinco a dez vezes mais do que os métodos convencionais.
Mais lidas
Nova polícia de imigração de Portugal fecha cerco contra brasileiros irregulares
Embraer reage ao tarifaço dos EUA com ofensiva diplomática e comercial
‘Valorizamos quem aprende rápido’, afirma VP sênior da Siemens Energy sobre requalificação da mão de obra
Pressão política e expectativa por cortes nos juros: o que o mercado espera do discurso do presidente do Fed nesta sexta
CEO de empresa de tecnologia aponta desafios e soluções para melhorar experiência de uso de dados em casa pelos brasileiros