Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump assinará ordem tornando o inglês a língua oficial dos EUA
Publicado 01/03/2025 • 12:10 | Atualizado há 8 meses
Gigante de navegação Maersk eleva projeções; “Comércio global está mais resiliente”, diz CEO
Trump anuncia acordos para remédios mais baratos com gigantes farmacêuticas
Jensen Huang, da Nvidia, suaviza comentário de que “a China vencerá a corrida da IA”
Nvidia amplia presença na Índia com investimento de US$ 2 bilhões para orientar startups de IA
Toyota projeta lucro maior apesar de prejuízo bilionário com tarifaço dos EUA
Publicado 01/03/2025 • 12:10 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
Donald Trump em dezembro de 2024.
Fotos públicas
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve assinar uma ordem executiva que estabelece o inglês como língua oficial do país, informaram três autoridades da Casa Branca à CNBC nesta sexta-feira (28).
Caso assinada, a medida marcará a primeira vez na história dos EUA que um idioma é oficialmente reconhecido a nível nacional.
Além disso, a ordem revogará uma diretriz assinada pelo ex-presidente Bill Clinton em agosto de 2000, que obrigava órgãos federais e outras entidades que recebem recursos do governo a oferecer serviços para pessoas com domínio limitado do inglês.
Segundo um documento divulgado pela Casa Branca, a nova diretriz permitirá que agências federais continuem a oferecer materiais e serviços em outros idiomas. No entanto, o texto afirma que a medida pretende “incentivar novos americanos a adotarem um idioma nacional que abre portas para maiores oportunidades”.
A informação foi inicialmente divulgada pelo jornal The Wall Street Journal na manhã de sexta-feira (28).
A agenda oficial de Trump para esta sexta-feira não inclui um horário específico para a assinatura da ordem executiva. Segundo fontes da Casa Branca ouvidas pela CNBC, ainda não há uma data confirmada para que o documento seja oficializado.
Atualmente, mais da metade dos estados norte-americanos já reconhece formalmente o inglês como idioma oficial. No entanto, o governo federal nunca adotou a mesma medida.
De acordo com dados do Censo dos EUA, cerca de 68 milhões de americanos — aproximadamente 1 em cada 5 — falavam outro idioma além do inglês em casa em 2019. Esse número é quase três vezes maior do que o registrado em 1980.
A Casa Branca argumenta que a adoção de uma língua oficial fortalecerá a coesão social e o engajamento cívico, além de melhorar a eficiência dos serviços governamentais.
Durante sua trajetória política, Trump associou frequentemente a imigração a supostas ameaças ao país. Na campanha presidencial de 2024, o ex-presidente tem dado destaque à questão do idioma como reflexo do que classifica como falta de controle sobre a imigração.
“Temos línguas chegando ao nosso país que ninguém jamais ouviu falar”, afirmou Trump em um discurso na Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC).
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
AMBIPAR: CVM vai à Justiça por dúvidas sobre transparência na empresa e quer a quebra do sigilo
2
Governo anuncia dois leilões para garantir estabilidade elétrica e evitar apagões como o de terça-feira
3
PF já abateu mais de 30 drones não autorizados em Belém durante a COP30
4
EXCLUSIVO: Apple recorre ao Gemini do Google para modernizar Siri e recuperar espaço na corrida da IA, afirma especialista
5
Alto escalão dos EUA fica de fora da COP30, mas presença de 100 autoridades de estados e cidades norte-americanas chama atenção