Carro da Xpeng.

CNBC Chinesa Xpeng mantém ritmo e entrega mais de 30 mil carros pelo quarto mês consecutivo

Transporte

Chinesa Xpeng mantém ritmo e entrega mais de 30 mil carros pelo quarto mês consecutivo

Publicado 03/03/2025 • 06:33 | Atualizado há 40 minutos

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A startup chinesa de veículos elétricos Xpeng entregou mais de 30 mil carros em fevereiro, marcando o quarto mês seguido com esse volume de vendas. O desempenho da empresa se destaca em um mercado que segue competitivo e com demanda moderada.
  • No mês passado, a Xpeng entregou 30.453 unidades, sendo mais de 15 mil veículos do modelo Mona, sua linha de entrada com preços mais acessíveis.
  • Desde dezembro, a empresa tem mantido um patamar de 15 mil unidades mensais do Mona M03, que vem equipado com um sistema básico de assistência ao motorista.
Carro da Xpeng.

Carro da Xpeng.

Divulgação Xpeng.

A startup chinesa de veículos elétricos Xpeng entregou mais de 30 mil carros em fevereiro, marcando o quarto mês seguido com esse volume de vendas. O desempenho da empresa se destaca em um mercado que segue competitivo e com demanda moderada.

No mês passado, a Xpeng entregou 30.453 unidades, sendo mais de 15 mil veículos do modelo Mona, sua linha de entrada com preços mais acessíveis. Desde dezembro, a empresa tem mantido um patamar de 15 mil unidades mensais do Mona M03, que vem equipado com um sistema básico de assistência ao motorista.

Outro destaque foi o sedã elétrico P7+, que, impulsionado pela forte demanda por assistência à condução, superou 30 mil unidades vendidas em menos de três meses desde seu lançamento, em novembro.

Para os próximos meses, a empresa deve manter esse crescimento com novos lançamentos já programados. Segundo analistas do Nomura, a Xpeng tem “boas chances de manter o ritmo sólido de entregas”.

Concorrência acirrada no setor de elétricos

Os meses de janeiro e fevereiro costumam ser mais fracos para as vendas de carros na China, pois coincidem com o Ano-Novo Lunar, a maior festividade do país. No entanto, o mercado segue competitivo, com montadoras tradicionais e novas marcas reduzindo preços e lançando veículos com tecnologias avançadas.

A fabricante de smartphones Xiaomi, que também entrou no setor de elétricos, entregou mais de 20 mil unidades pelo quinto mês consecutivo. Na última semana, a empresa reduziu o preço inicial do sedã elétrico de luxo SU7 Ultra, que passou de 814.900 yuans (cerca de US$ 111.878) para 529.900 yuans (cerca de US$ 72.750).

De acordo com os analistas do Nomura, a procura pelo SU7 tem superado as vendas, indicando que o maior desafio da Xiaomi agora é a capacidade de produção.

A gigante do setor BYD registrou 318.233 vendas de carros elétricos e híbridos em fevereiro, um leve aumento em relação ao mês anterior. A empresa anunciou recentemente a expansão de seus sistemas de assistência à condução e a integração de inteligência artificial da DeepSeek em seus veículos.

Já a Zeekr, marca premium da Geely, entregou 14.039 unidades, um crescimento em relação às 11.942 de janeiro.

Queda nas entregas de algumas marcas

Algumas das principais fabricantes chinesas de elétricos registraram queda nas entregas em fevereiro. A Li Auto vendeu 26.263 unidades, abaixo das 29.927 de janeiro. A empresa, conhecida por seus veículos híbridos com tanque de combustível para ampliar a autonomia, revelou no mês passado o design do seu primeiro SUV 100% elétrico.

A Nio também teve queda, com 13.192 unidades vendidas, ante 13.863 no mês anterior. Em uma tentativa de impulsionar as vendas, a empresa anunciou em 1º de fevereiro um plano de financiamento com taxa zero de juros por cinco anos.

A Aito, marca da Seres que utiliza tecnologia da Huawei, teve o pior desempenho do último ano, com 21.517 veículos entregues em fevereiro, segundo análise da CNBC baseada em dados públicos.

Os números refletem o cenário dinâmico do mercado de elétricos na China, onde empresas buscam estratégias agressivas para ganhar espaço e atrair consumidores, seja por meio de preços mais baixos, novas tecnologias ou melhores condições de financiamento.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Transporte