Previsto para 2026, Rodoanel Norte de SP pode estar defasado, diz especialista
Publicado 04/03/2025 • 17:41 | Atualizado há 6 horas
China anuncia tarifas de até 15% sobre produtos dos EUA a partir de 10 de março
Mercado de títulos do Brasil pode ser um ‘oásis’ para investidores em meio a novas ameaças tarifárias de Trump
Microsoft revela novo assistente de IA ativado por voz para médicos
Britânica Nothing lança smartphone com design diferenciado para ‘fugir da mesmice’
Tesla tem pior mês desde 2022, em meio à atuação de Musk na Casa Branca
Publicado 04/03/2025 • 17:41 | Atualizado há 6 horas
Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
O trecho norte do Rodoanel de São Paulo está com cerca de um terço das obras concluídas. A construção, iniciada em 2013, sofreu várias interrupções e foi totalmente paralisada em 2018, sendo retomada em abril do ano passado.
Com 43,8 km de extensão, o trecho é o último a ser construído e vai completar a interligação de todo o grande anel viário que circunda a capital paulista. A conclusão está prevista para o segundo semestre de 2026.
O investimento, de R$ 3,4 bilhões, inclui 107 obras, sendo 44 pontes e 63 viadutos, além de sete túneis duplos. O Rodoanel Norte passa pela capital paulista, Arujá e Guarulhos. O principal objetivo é desviar grande parte do trânsito das marginais Tietê e Pinheiros.
O governo paulista também alega que foi necessária uma revisão no traçado original, que afetava áreas de preservação ambiental. Com a conclusão, serão interligados o trecho sul e o leste, fechando o anel viário de 177 quilômetros, cuja construção começou há 27 anos — em 1998.
O novo trecho terá pedágios sem cabine, no sistema free-flow — os veículos não precisarão parar ou reduzir a velocidade.
Em entrevista à Rádio Eldorado, o engenheiro civil Ivan Carlos Maglio, pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP), disse que o Rodoanel “continua sendo muito importante”, mas alertou que a obra iniciada há 27 anos pode já não ser suficiente.
“Toda obra tem um tempo de saturação e ela pode estar mais próxima”, afirmou. Para o especialista, o ideal seria dar mais ênfase ao transporte ferroviário de cargas com a construção do Ferroanel Norte.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
'Fiz mais em 43 dias do que as administrações passadas', diz Trump, em discurso ao Congresso
Britânica Nothing lança smartphone com design diferenciado para 'fugir da mesmice'
Trump vai discursar no Congresso dos EUA sobre suas primeiras semanas no governo
UE, China, Brasil, México e Canadá cobram tarifas injustas dos EUA, diz Trump
Rosas de Ouro é campeã do Grupo Especial; Prefeitura investiu R$ 100 milhões no Carnaval