Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Cofundador da Apple critica abordagem ‘agressiva’ de Musk no DOGE e nas demissões no governo
Publicado 05/03/2025 • 13:45 | Atualizado há 5 meses
Casa Branca reduz expectativas para cúpula entre Trump e Putin
Games e IA expandem receita trimestral da gigante chinesa Tencent
Sphere de Las Vegas vende 120 mil ingressos para sessões ‘revolucionárias’ de ‘O Mágico de Oz’
Aaron Rodgers, da NFL, aposta em startup para criar o “LinkedIn dos atletas”
Candidatos ao Fed, Miran e Bullard dizem que tarifas de Trump não causam inflação
Publicado 05/03/2025 • 13:45 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
O cofundador da Apple, Steve Wozniak
PHILIPPE LOPEZ/AFP
O cofundador da Apple, Steve Wozniak, criticou a abordagem “agressiva” do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), criado por Elon Musk, para reduzir custos administrativos e realizar demissões em massa nas agências governamentais federais.
A iniciativa, implementada durante a presidência de Donald Trump, busca otimizar o governo federal e cortar gastos administrativos.
O Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) é uma iniciativa criada pelo presidente Donald Trump para otimizar o governo federal e cortar seus gastos administrativos.
Em entrevista à CNBC durante uma conferência de tecnologia, Wozniak afirmou.
“Certamente devemos buscar ineficiências no governo, mas criar um grande departamento para analisar tudo minuciosamente… isso não é o ideal.”
Ele ainda comentou sobre os cortes de empregos promovidos pelo DOGE.
“Apenas demissões em massa… não é assim que um negócio funciona”, destacando que o processo deveria focar em identificar o que funciona e o que não funciona, realizando mudanças direcionadas. “O ideal é usar um bisturi, não um martelo.”
Wozniak também acusou Trump e Musk de “bullying” em relação ao tratamento dos Estados Unidos ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e às demissões em massa promovidas pelo Departamento de Eficiência Governamental.
“Elon Musk, eu não sei o que passou pela cabeça dele”, disse Wozniak. “Às vezes, você fica tão rico nessas grandes empresas, e está no topo — isso sobe à sua cabeça, você se acha a pessoa mais incrível do mundo, a mais brilhante, e vai ditar o que os outros vão fazer.”
A CNBC entrou em contato com a Casa Branca e com a Tesla para comentar o caso.
Wozniak, que afirma ter ascendência ucraniana, disse que Trump e Musk maltrataram a Ucrânia e os acusou de serem valentões.
“O bullying é a melhor forma de pensar sobre isso”, afirmou à CNBC. “Se você está na escola, o valentão vai forçar a sua vontade sobre o mais fraco.”
Ele ainda completou: “Sempre favoreci o mais fraco em relação ao mais forte, e sempre favoreci o consumidor de um produto em relação ao produtor”, em uma aparente referência à empresa de carros elétricos de Musk, a Tesla.
As relações dos Estados Unidos com a Ucrânia se deterioraram desde que Trump assumiu o cargo. Autoridades americanas restabeleceram relações com seus homólogos russos, mas excluíram a Ucrânia das conversas preliminares para a construção de um acordo de paz.
As tensões entre Washington e Kiev recentemente aumentaram depois que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, descreveu Trump como “vivendo em uma bolha de desinformação russa.”
Trump rebateu, chamando o líder ucraniano de “ditador sem eleições.” Zelensky venceu as eleições presidenciais de 2019 na Ucrânia, país que não conseguiu realizar novas eleições nacionais desde a invasão.
Wozniak também suspeita que tenha sido banido do X, a plataforma de mídia social anteriormente conhecida como Twitter, após várias críticas públicas sobre a qualidade dos veículos da Tesla em entrevistas de TV. Musk é o proprietário do X.
O cofundador da Apple disse que não violou nenhuma das regras da plataforma de mídia social e tomou todas as medidas possíveis para desbloquear sua conta, que ele afirma estar bloqueada há dois a três meses.
“Talvez seja porque eu estava do lado errado de Elon”, acrescentou.
O X não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da CNBC.
Wozniak possui vários Teslas, mas afirma que não é fã de como os veículos elétricos da Tesla evoluíram ao longo do tempo.
“Cada melhoria que fizeram no carro, piorou, piorou, piorou, e agora está simplesmente miserável para a interface do usuário”, afirmou. “Vindo da Apple, a interface do usuário, como você lida com a tecnologia, é a coisa mais importante do mundo para mim. E a Tesla é a pior do mundo nisso.”
Wozniak acrescentou que não gosta das funcionalidades de Assistência ao Motorista, como o Full Self Driving ou o Autopilot, devido a preocupações sobre a segurança dos sistemas.
A Tesla não respondeu imediatamente ao pedido da CNBC sobre as críticas de Wozniak à empresa.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.