SXSW 2025: como um abraço pode melhorar o sistema imunológico
Publicado 08/03/2025 • 13:02 | Atualizado há 2 meses
Piores (e melhores) ações durante os difíceis primeiros 100 dias de Trump
Crescimento contínuo do emprego nos EUA pode ajudar a evitar uma recessão, diz Jim Cramer
Prateleiras vazias e demissões de caminhoneiros levarão os EUA a uma recessão em julho, prevê relatório
Almoçar e jantar em grupo aumenta a satisfação com a vida — veja quantas refeições você deve compartilhar por semana
PayPal é a primeira fintech a divulgar os lucros, enquanto investidores temem o impacto das tarifas de Trump sobre os gastos do consumidor
Publicado 08/03/2025 • 13:02 | Atualizado há 2 meses
Kasley Killam levantou o impacto profundo das conexões sociais na saúde
Reprodução/YouTube/SXSW
A sessão de abertura do SXSW 2025 com Kasley Killam, MPH, especialista em saúde social e autora do livro The Art and Science of Connection foi quase como uma meditação pré SXSW. Ela levantou o impacto profundo das conexões sociais na saúde, abordando como nossas interações e relacionamentos moldam e moldarão nossa saúde, olhando para o passado, presente e futuro. A saúde do futuro tem um novo pilar, corpo, mente e relações sociais.
Alguns estudos compartilhados por ela revelam como um abraço pode melhorar significativamente o sistema imunológico, enquanto outro, mostra que a falta de conexões sociais pode levar à morte precoce, independentemente da classe social, comprovando que as relações que construímos ao longo da vida são fundamentais para o sucesso da nossa saúde no futuro.
A solidão é um dos maiores desafios de saúde do século XXI, algo que está sendo reconhecido globalmente por governos, organizações de saúde e até mesmo em pesquisas acadêmicas. A solidão tem um impacto tão profundo quanto outras doenças crônicas, e a saúde social deve ser vista como um pilar essencial para o futuro da saúde pública. A saúde social se tornará um diferencial competitivo para as empresas e um motor de transformação societal.
Ela sugeriu diversas oportunidades nos negócios, como a integração de cuidados holísticos de saúde, valorização de conexões sociais presenciais e a criação de ambientes de trabalho que incentivem interações presenciais.
Uma ferramenta compartilhada por ela para ser praticada no nosso dia a dia e fortalecer a saúde social é interagir com pelo menos cinco pessoas por semana, manter relações próximas com três dessas pessoas e dedicar uma hora semanal para conversas significativas.
Em vez de recorrer às redes sociais nos tempos de ócio, ela incentivou o público a procurar por interações mais pessoais, como enviar uma mensagem de texto a alguém. Kasley refletiu sobre as dificuldades de trabalhar remotamente, o isolamento e a busca por conexões em um mundo cada vez mais digitalizado.
Ela alertou sobre os perigos das interações superficiais nas redes sociais, comparando-as a “calorias vazias” e enfatizando como a tecnologia pode ser usada a favor da conexão genuína, sem substituir a interação humana verdadeira.
A palestra reforçou a ideia de que a saúde será mais do que apenas o cuidado com o corpo e a mente, mas também com as nossas relações sociais, que serão fundamentais para o nosso bem-estar pessoal e coletivo abrindo nosso olhar para o presente e pelas inúmeras oportunidades de interação genuína que o SXSW pode proporcionar, se você estiver disposto.
Gabriela Maraia é Managing Director da Greenpark, agência de marketing de conteúdo
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings0
Mais lidas
Gerdau tem lucro líquido ajustado de R$ 756 milhões no 1º trimestre
Chefe da UE diz que "não há indicações" de que apagão na Espanha seja um ataque cibernético
Brasil vai aproveitar oportunidades geradas por tarifaço, diz ministro da Agricultura sobre a China
Apagão na Europa: o que se sabe sobre os danos, causas e consequências do blecaute
IBM, Apple e Eli Lilly anunciam investimentos bilionários nos EUA, de olho em promessas de Trump