Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Anatel: 16% dos consumidores ainda usam telefone fixo como principal meio de fazer ligações
Publicado 13/03/2025 • 18:59 | Atualizado há 9 meses
American Airlines: todas as aeronaves afetadas pela falha da Airbus já foram reparadas
Cobertura na torre do relógio em Nova York está a venda; saiba o valor
Pesquisa do Goldman com investidores prevê tendência do ouro para 2026
Entenda por que big techs investem US$ 325 bilhões em IA e criam novos cargos estratégicos
Trump anuncia medida radical de imigração após ataque em Washington; entenda
Publicado 13/03/2025 • 18:59 | Atualizado há 9 meses
KEY POINTS
Fachada da Anatel.
Foto: Anatel.
A Anatel publicou nesta quinta-feira (13) os resultados da edição de 2024 da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida. O estudo completa 10 anos e é realizada anualmente medindo satisfação e qualidade dos consumidores de telefonia fixa, celular, internet fixa e TV por assinatura.
A pesquisa apontou que mais de dois terços dos consumidores brasileiros responderam que estão satisfeitos ou muito satisfeitos com todos os serviços de telecomunicações.
A faixa varia entre 67,19% para consumidores de internet fixa, e 74,58% para usuários de linhas pré-pagas de celular.
Nas 10 edições da pesquisa, os consumidores foram perguntados sobre o quão satisfeitos estavam com o serviço de suas prestadoras. As respostas são em forma de nota que varia de 0 a 10.
Entre as notas do Índice Geral de Satisfação, o resultado mais alto foi o do celular pré-pago, com 7,88, um acréscimo em relação a 2023. Já a nota mais baixa foi a da internet fixa, com 7,40.
O único serviço que recebeu uma nota mais baixa em relação ao ano anterior foi o de telefonia fixa, com um resultado de 7,49.
O estudo também registrou que mais de dois terços dos consumidores entraram em contato pelo menos uma vez com suas operadoras de serviços a cada seis meses em 2024.
Foram divulgados também os resultados de padrões de uso. Em relação à tecnologia da internet, a rede 5G teve um crescimento entre os usuários, mas cerca de 65% dos consumidores de celular ainda usam a rede 4G.
78% dos consumidores de internet fixa relataram que usam fibra ótica, e apenas 16% dos entrevistados disseram que tem o telefone fixo como principal meio de fazer ligações, mesmo estando em casa.
67% dos consumidores de televisão por assinatura afirmaram que usam o serviço diariamente.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Quem é a desembargadora que mandou soltar Daniel Vorcaro, dono do Banco Master
2
Alta de 50%: campeão, Flamengo pode ter faturamento de R$ 2 bilhões neste ano
3
Toyota apresenta o Yaris Cross no Brasil; veja valores da pré-venda
4
Yaris Cross: conheça os 4 modelos do carro e seus valores
5
As cidades mais caras do mundo em 2025; veja o ranking completo