Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Anatel: 16% dos consumidores ainda usam telefone fixo como principal meio de fazer ligações
Publicado 13/03/2025 • 18:59 | Atualizado há 4 meses
Exclusivo CNBC: Trump “provavelmente” demitirá presidente do Fed “em breve”, diz autoridade da Casa Branca
França quer cortar dois feriados e eliminar cargos públicos para economizar dinheiro
Ações da ASML caem após gigante dos chips dizer que não pode confirmar crescimento em 2026
CEO da Nvidia quer vender chips mais avançados para a China após fim da proibição do H20
Ações da Renault despencam 17% após montadora revisar projeções e nomear novo CEO interino
Publicado 13/03/2025 • 18:59 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
Fachada da Anatel.
Foto: Anatel.
A Anatel publicou nesta quinta-feira (13) os resultados da edição de 2024 da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida. O estudo completa 10 anos e é realizada anualmente medindo satisfação e qualidade dos consumidores de telefonia fixa, celular, internet fixa e TV por assinatura.
A pesquisa apontou que mais de dois terços dos consumidores brasileiros responderam que estão satisfeitos ou muito satisfeitos com todos os serviços de telecomunicações.
A faixa varia entre 67,19% para consumidores de internet fixa, e 74,58% para usuários de linhas pré-pagas de celular.
Nas 10 edições da pesquisa, os consumidores foram perguntados sobre o quão satisfeitos estavam com o serviço de suas prestadoras. As respostas são em forma de nota que varia de 0 a 10.
Entre as notas do Índice Geral de Satisfação, o resultado mais alto foi o do celular pré-pago, com 7,88, um acréscimo em relação a 2023. Já a nota mais baixa foi a da internet fixa, com 7,40.
O único serviço que recebeu uma nota mais baixa em relação ao ano anterior foi o de telefonia fixa, com um resultado de 7,49.
O estudo também registrou que mais de dois terços dos consumidores entraram em contato pelo menos uma vez com suas operadoras de serviços a cada seis meses em 2024.
Foram divulgados também os resultados de padrões de uso. Em relação à tecnologia da internet, a rede 5G teve um crescimento entre os usuários, mas cerca de 65% dos consumidores de celular ainda usam a rede 4G.
78% dos consumidores de internet fixa relataram que usam fibra ótica, e apenas 16% dos entrevistados disseram que tem o telefone fixo como principal meio de fazer ligações, mesmo estando em casa.
67% dos consumidores de televisão por assinatura afirmaram que usam o serviço diariamente.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings