Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
T-shirt usada por Zelensky na Casa Branca é sucesso de vendas
Publicado 14/03/2025 • 08:59 | Atualizado há 2 meses
Starbucks vende controle para chineses em maior mercado de fast food do mundo
OpenAI lança aplicativo de IA para dispositivos Android
Toyota projeta lucro maior apesar de prejuízo bilionário com tarifaço dos EUA
Gigante de navegação Maersk eleva projeções; CEO diz que comércio global está mais resiliente
Embraer oferece vagas sem necessidade de experiência prévia; veja como se candidatar
Publicado 14/03/2025 • 08:59 | Atualizado há 2 meses
"Porque é que não veste um terno?" foi a pergunta feita por Brian Glenn, um repórter do canal televisivo e de streaming de direita Real America's Voice, que o acusou de não respeitar a ocasião, e à qual Zelensky respondeu que usaria um terno somente quando a guerra terminasse.
O presidente ucraniano estava vestido com uma camisa pólo de manga comprida de malha de três botões da marca de roupas masculinas Damirli, da estilista Elvira Gasanova, bem como calças da coleção.
É uma versão especial com um emblema de um tryzub, um escudo com um tridente que é o brasão de armas que a Ucrânia adotou em fevereiro de 1991.
Zelensky deixou de vestir ternos e gravatas após o início da invasão russa à Ucrânia, em 2022, e passou a optar por conjuntos que apelam a uma estratégia militar, como forma de mostrar solidariedade e respeito com os soldados ucranianos.
Elvira Gasanova e Ehtitam Damirov sao os responsáveis pelo conjunto - e por 99% do guarda-roupa do presidente ucraniano - e confessam que nunca pensaram que um dos seus designs se tornaria uma questão geopolítica, em declarações à Women’s Wear Daily (WWD).
"É um símbolo do espírito inquebrável de uma nação que luta pela sua liberdade", refere a designer, e acrescenta que hoje a Ucrânia amplamente aceita que seu presidente não deve usar ternos em tempos de guerra.
A escolha vista com desdém por uns tornou-se um sucesso de vendas. A polo usada pelo presidente ucraniano no Salão Oval da Casa Branca para o encontro com Trump, disparou as vendas NO MUNDO, mas principalmente nos EUA.

A camiseta vendida por 170 euros no site da marca e se tornou símbolo de posicionamento no país americano após esse encontro histórico.
A Damirli é uma marca de luxo na Ucrania que prega o estilo livre de códigos de vestimenta. “Nós misturamos todos os códigos de vestimenta e criamos peças que parecem especiais, mas não exageradas, relaxadas e, sim, refinadas. Não rebeldes, mas também não tradicionais. Muito elegantes,
mas nada casuais, acrescenta Elvira Gasanova, diretora criativa da marca.
“A Damirli começou com roupas masculinas clássicas sob medida e de alta qualidade. Costuramos ternos exclusivos para as lutas de boxe mais famosas do mundo, smokings para documentaristas ucranianos que
ganharam Oscar e músicos americanos que receberam um Grammy este ano.
Criamos camisas bordadas exclusivas para políticos de alto nível do mundo. Nosso tempo gera pessoas fortes. Pegamos suas melhores características para criar um novo herói de hoje. Uma pessoa que passa por momentos fáceis e difíceis e, tendo adquirido experiência e vitórias pessoais, segue em frente, diz Ehtiram Damirov, cofundador da Damirli.
Peças luxuosas, alfaiataria criativa, básico de qualidade, bem feito, com responsabilidade social e posicionamento. Assim é a marca que vem ganhando o Mundo encabeçando o forte espírito lutador e patriota de Volodymyr Zelensky.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Decisão contra 99Food reacende debate sobre concorrência do delivery; iFood já respondeu por abuso em contratos
2
Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, é o principal canal de fraudes financeiras no Brasil, mostra investigação
3
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção
4
EXCLUSIVO: Correios demitem três diretores como parte do “choque de gestão”
5
Vale conclui recompra de R$ 3,8 bi em debêntures para reduzir custo da dívida