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Sem lei de incentivo, Novo MASP faz reforma de R$ 250 mi e abre segundo prédio no dia 28
Publicado 23/03/2025 • 09:29 | Atualizado há 7 meses
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Publicado 23/03/2025 • 09:29 | Atualizado há 7 meses
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MASP
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
No próximo dia 28 de março, o casal Lina e Pietro Maria Bardi se reencontra na Avenida Paulista, 57 anos após o mais importante museu de arte do Hemisfério Sul, o Masp (Museu de Arte de São Paulo), desembarcar na via em que se tornaria cartão-postal.
A arquiteta modernista Lina Bo Bardi (1914-1992) dá nome ao icônico prédio sustentado por arcos vermelhos sobre o vão livre, inaugurado em 1968, onde mais de 11 mil peças da Antiguidade ao século 21 compõem o acervo permanente. E seu então marido, o negociador de arte e expositor Pietro Maria Bardi (1900-1999), durante três décadas a imagem pública do Masp, será o nome do edifício todo preto de 14 andares vizinho ao museu. A inauguração do segundo imóvel aumentará em 66% a área dedicada a mostras. Há seis anos em obras, o prédio finalmente será aberto, com um conjunto de exposições intitulado Cinco Ensaios sobre o Masp.
Segundo o museu, a construção foi financiada exclusivamente por meio de doações de pessoas físicas, sem uso de leis de incentivo – no total, R$ 250 milhões. Alfredo Egydio Setubal, CEO da Itaúsa e presidente do Conselho do Masp, diz que as famílias doadoras entenderam o significado do que estava sendo proposto para essa nova era do museu. “Sem incentivos da Lei Rouanet, só com pessoas físicas, mostramos que a sociedade civil organizada pode, sim, fazer projetos importantes”, afirmou Setubal. “Mais do que uma expansão, estamos construindo um museu para o futuro.”
A partir do segundo semestre, uma passagem subterrânea ligará os edifícios Lina e Pietro. Assim, diz a administração, “o Masp passa a ser um museu composto por dois prédios”. Incluindo o vão livre de 74 metros, que já foi o maior do mundo, que teve a concessão ampliada. A área total mais que dobra e atinge 21,8 mil metros quadrados. “O Masp cresceu e ficou maior que seu edifício. Alargar as fronteiras era necessário”, afirmou o diretor-presidente da instituição, Heitor Martins. Segundo ele, as mudanças tornarão o local ainda mais inclusivo, diverso e plural.
Por esse motivo, agora um dos principais critérios de aquisição de obras enfoca trabalhos que participaram de exposições recentes no museu – Histórias Afro-Atlânticas (2018), Histórias das Mulheres, Histórias Feministas (2019) e Histórias Brasileiras (2021-22). Nesse contexto, segundo o museu, foi feita a atual exposição de longa duração (Acervo em Transformação), na qual a primeira fileira é inteiramente dedicada a trabalhos de artistas negros e a segunda, a de artistas mulheres, incluindo o icônico cartaz em português das Guerrilla Girls, de 2017, uma crítica à pouca presença de mulheres que havia na mostra do acervo — porcentual que segundo o próprio Masp era de 6% e que atualmente passa de 20%. “Ainda há muito trabalho a ser feito.”
A jornada do Masp é longa e robusta. Foi inaugurado em 1947 por Assis Chateuabriand, conhecido como Chatô, empresário da comunicação e dono dos Diários Associados, um conglomerado de veículos. A primeira sede foi na rua 7 de Abril, no Centro de São Paulo. Chatô não chegou a ver o prédio da Paulista pronto: morreu em abril de 1968, sete meses antes da inauguração, que teve a presença da Rainha Elizabeth 2ª. Nos anos 2000, o edifício vizinho, Dumont-Adams, construído na década de 1950, foi adquirido inicialmente pela Vivo. Depois de um período de desacordos e abandono do prédio, as obras para construir o anexo do Masp começaram em 2019.
A mostra Cinco Ensaios sobre o Masp terá, no segundo andar, Isaac Julien: Lina Bo Bardi – Um Maravilhoso Emaranhado. É uma videoinstalação do britânico Isaac Julien com nove projeções simultâneas, exibida em Londres em 2019. As atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres interpretam escritos da arquiteta. No terceiro andar, Artes da África traz 40 obras do acervo, entre estatuetas, bonecas, tambores, mobiliário e máscaras. No quarto, Geometrias apresentará mais 50 obras, incluindo 20 doações recentes. Um andar acima ficará Renoir, com todas as obras do impressionista francês pertencentes ao acervo do Masp – são 12 pinturas e uma escultura. Por fim, no sexto andar, Histórias do Masp conta a trajetória da instituição em seus 78 anos. O conjunto de exposição foi viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), além de patrocínios privados.
Em novembro, a prefeitura paulistana anunciou concessão gratuita do vão livre para o Masp, pelo período de 20 anos, para realização de atividades culturais. Segundo o museu, o projeto prevê oferecer extensão dessas atividades de forma gratuita e com livre acesso a todos. A ideia é utilizar de forma mais abrangente o vão livre, hoje “um lugar apenas de passagem para a maioria das cerca de 1,5 milhão de pessoas que transitam diariamente pela Avenida Paulista”.
A partir de 10 de abril, por exemplo, será exposta no local a instalação interativa O Outro, Eu e os Outros, do colombiano Iván Argote, com duas gangorras que se inclinam conforme o deslocamento dos visitantes. Além disso, com o novo prédio a escola do Masp terá um andar todo dedicado a atividades pedagógicas. Em 5 de abril, o museu fará o evento Escola Aberta, com atividades gratuitas. Também serão oferecidos cursos sobre as exposições organizadas pela instituição.
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