Startup sul-coreana de chips FuriosaAI rejeita proposta de US$ 800 milhões da Meta
Publicado 25/03/2025 • 11:26 | Atualizado há 6 dias
Na era Trump, empresas reformulam esforços para diversidade e inclusão, mas não desistem
Imagens virais de IA no estilo Studio Ghibli reacendem debate sobre direitos autorais
Os 10 prós e contras de morar sozinho pela primeira vez, segundo psicóloga
Pílula da Novo Nordisk reduz em 14% o risco cardiovascular em diabéticos após quatro anos
Taiwan acusa maior fabricante de chips da China de recrutar talentos ilegalmente
Publicado 25/03/2025 • 11:26 | Atualizado há 6 dias
KEY POINTS
Divulgação
A startup sul-coreana FuriosaAI, especializada no design de semicondutores para inteligência artificial, decidiu encerrar as negociações de fusão e aquisição (M&A) com a Meta, controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp. A decisão de rejeitar a proposta foi tomada após a empresa de Mark Zuckerberg oferecer US$ 800 milhões.
Segundo informações da mídia local, a FuriosaAI disse que optou por manter sua independência e seguir um caminho de crescimento próprio, com o objetivo de se posicionar como uma alternativa à Nvidia no competitivo mercado global de chips para IA.
Ainda de acordo com o site, embora a oferta tenha sido superior ao valor estimado da FuriosaAI, a resistência do fundador e CEO da startup, Junho Baek, foi um dos principais fatores que impediram o acordo. Segundo fontes, houve discussões internas sobre o valor da proposta, mas Baek não aceitou o plano de negócios que a Meta propôs para o futuro da empresa após a aquisição.
De acordo com fontes do setor bancário e da indústria de semicondutores consultadas pelo veículo, a FuriosaAI comunicou à Meta sua decisão final de não vender o controle da empresa. A Meta, que já enfrentava dificuldades com o desempenho de seus próprios chips de IA, procurava adquirir uma empresa especializada para suprir essa lacuna.
Desde o final de 2023, a Meta avaliou diversas empresas de semicondutores para IA nos Estados Unidos e em Israel, até finalmente focar na FuriosaAI como sua principal candidata para aquisição.
A FuriosaAI está atualmente realizando testes de desempenho de seu chip Renegade em colaboração com grandes empresas, como o laboratório de IA da LG e a gigante saudita Saudi Aramco.
O Renegade é um chip de segunda geração especializado em processamento de inferência de IA. Ele consome apenas 25% da energia de um GPU convencional e oferece o dobro de eficiência. Comparado ao H100, da Nvidia, sua principal concorrente, o Renegade tem um custo operacional estimado em metade do preço.
Junho Baek, CEO da empresa, já declarou em entrevista à mídia local que o sucesso comercial do Renegade será essencial para a realização de uma possível oferta pública inicial (IPO) da startup. “Estamos confiantes no sucesso do Renegade e prontos para mudar o paradigma do mercado de semicondutores para IA com soluções mais eficientes”, disse Baek.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Trump diz que uso de força militar não está descartado para tomar posse da Groenlândia
Procurador-geral de Wisconsin vai à Suprema Corte para impedir pagamentos de Musk a eleitores
Governo autoriza reajuste de até 5,06% no preço de medicamentos a partir desta segunda (31)
Oi começa a retirar redes de cobre de telefonia, que serão vendidas como sucata
Aeroporto do Show Safra Mato Grosso registra crescimento e expansão nos negócios locais