CNBC
Principais bancos dos EUA processam Fed por testes de estresse bancário

CNBC Fed dividido mantém taxa básica de juros, contrariando pressão de Trump por cortes agressivos

ESG

Estudo aponta fechamento de 6,11% das empresas de biocombustíveis nos últimos dois anos

Publicado 26/03/2025 • 13:34 | Atualizado há 4 meses

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • O setor de biocombustíveis registrou o fechamento de 6,11% das empresas nos últimos 24 meses, segundo estudo da Equus Capital.
  • As companhias encerradas operavam, em média, há 16,5 anos, indicando que o impacto não se restringiu a novos entrantes no mercado.
  • Os principais fatores apontados no estudo incluem altos custos operacionais, incertezas regulatórias e volatilidade do mercado de combustíveis renováveis.
Biocombustíveis.

Biocombustíveis.

Pixabay.

O setor de biocombustíveis registrou o fechamento de 6,11% das empresas nos últimos 24 meses, segundo estudo da Equus Capital. As companhias encerradas operavam, em média, há 16,5 anos, indicando que o impacto não se restringiu a novos entrantes no mercado.

Os principais fatores apontados no estudo incluem altos custos operacionais, incertezas regulatórias e volatilidade do mercado de combustíveis renováveis. A análise por subsetores mostra que o índice de fechamento na fabricação de biocombustíveis, exceto álcool, foi de 6,11%, enquanto no setor de fabricação de álcool o percentual foi de 4,82%.

O estudo também aponta que grandes empresas enfrentaram taxas de fechamento mais elevadas. Entre as companhias de médio e grande porte no setor de biocombustíveis, exceto álcool, 7,0% encerraram as operações, totalizando 10 empresas. No subsetor de fabricação de álcool, 4,8% das companhias fecharam, representando 25 negócios encerrados. A idade média dessas empresas era de 16,7 anos.

De acordo com Felipe Vasconcellos, sócio da Equus Capital, a competitividade das empresas foi impactada por desafios estruturais. “Alguns motivos dessa dificuldade são altos custos operacionais, incertezas regulatórias e dificuldades logísticas, que afetam a competitividade das empresas, independentemente de seu tempo de existência”, afirmou.

O levantamento mostra que empresas que permaneceram no mercado demonstraram maior capacidade de adaptação por meio de inovação, gestão eficiente e diversificação de operações. Segundo Vasconcellos, essas estratégias são determinantes para a sustentabilidade do setor.

“A combinação desses fatores reforça a necessidade de inovação e eficiência operacional, elementos cruciais para garantir a sustentabilidade e a competitividade das empresas no dinâmico e desafiador setor de biocombustíveis”, concluiu.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM ESG