Imagens virais de IA no estilo Studio Ghibli reacendem debate sobre direitos autorais
Publicado 28/03/2025 • 19:25 | Atualizado há 5 dias
Veja detalhes do novo Nintendo Switch 2: preço, tamanho da tela, controles, chat por microfone e jogos
Noruega recebe apelo para revogar proibição de fundo de US$ 1,8 trilhão em fabricantes de armas
OpenAI investe na Adaptive Security em nova rodada de financiamento
Ações da Tesla sobem com rumor de que Elon Musk pode deixar cargo no governo em breve
‘Setor mais interessante e importante’: escritórios familiares na Ásia estão investindo em inteligência artificial
Publicado 28/03/2025 • 19:25 | Atualizado há 5 dias
KEY POINTS
A nova ferramenta de geração de imagens do ChatGPT tem chamado atenção ao permitir que usuários transformem fotos e memes em ilustrações no estilo do renomado Studio Ghibli, criador de clássicos como A Viagem de Chihiro e Meu Amigo Totoro. No entanto, a tendência também levanta preocupações sobre o uso de inteligência artificial (IA) treinada em obras protegidas por direitos autorais e os impactos disso para artistas.
O diretor Hayao Miyazaki, de 84 anos, conhecido por sua abordagem artesanal na animação, já se manifestou contra o uso de IA na criação artística. Em um vídeo de 2016, o cineasta demonstrou repulsa ao ver uma animação gerada por IA, afirmando que considerava a tecnologia um “insulto à vida”.
Apesar das críticas, a OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT, incentivou a tendência. O CEO da companhia, Sam Altman, chegou a mudar sua foto de perfil na rede social X para uma versão no estilo Ghibli. Em um documento técnico divulgado nesta semana, a empresa afirmou adotar uma abordagem “conservadora” na replicação de estilos artísticos e que bloqueia tentativas de imitar artistas vivos.
O Studio Ghibli ainda não comentou oficialmente sobre o assunto. Especialistas jurídicos, no entanto, apontam que a questão vai além da simples imitação de um estilo. Segundo Josh Weigensberg, advogado do escritório Pryor Cashman, é necessário avaliar se a IA foi treinada com obras do estúdio e se isso foi feito com autorização. “Se elementos específicos das animações forem identificáveis nas imagens geradas, pode haver violação de direitos autorais”, explicou.
A artista Karla Ortiz, que já move ações contra geradores de imagens por IA, criticou o uso do estilo Ghibli para promover produtos da OpenAI. “Isso é exploração”, afirmou. O caso reforça a crescente preocupação de artistas sobre o impacto da IA na criação visual e deve alimentar novos debates sobre regulamentação e direitos autorais na era digital.
___
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Ações da Tesla sobem com rumor de que Elon Musk pode deixar cargo no governo em breve
Governo e oposição se unem no Senado por projeto contra tarifaço de Trump
Chinesa TCL é a nova parceira do maior canal de negócios do país, que agora chega de graça para mais 8 milhões de televisores no Brasil
Aprovação de Lula volta a cair e é a pior desde o início do governo, diz pesquisa Genial/Quaest
Trump anuncia tarifas recíprocas: Brasil será afetado com 10%