Acionista pede convocação de assembleia para destituição do conselho do Grupo Pão de Açúcar
Publicado 31/03/2025 • 13:01 | Atualizado há 2 dias
Confira a lista de Trump: mais de 180 países e territórios enfrentarão tarifas recíprocas
Eric Trump diz que migrou para criptomoedas após negócios da família se tornarem a ’empresa mais cancelada’
Veja detalhes do novo Nintendo Switch 2: preço, tamanho da tela, controles, chat por microfone e jogos
Noruega recebe apelo para revogar proibição de fundo de US$ 1,8 trilhão em fabricantes de armas
OpenAI investe na Adaptive Security em nova rodada de financiamento
Publicado 31/03/2025 • 13:01 | Atualizado há 2 dias
KEY POINTS
Em comunicado divulgado no domingo (30) na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Grupo Pão de Açúcar (GPA) informou que o fundo de investimento “Saint German” solicitou a convocação de uma assembleia-geral extraordinária (AGE) para votar a destituição integral do conselho de administração da companhia.
O fundo, gerido pela Trustree Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários, também solicitou que fosse votada a fixação do número de membros do conselho do GPA em nove cadeiras para um novo mandato unificado de dois anos.
“A companhia informa que, após analisar o teor do pedido e o cumprimento dos requisitos aplicáveis, […] convocará uma assembleia-geral extraordinária, dentro do prazo legal”, informou o GPA.
Leia também:
Grupo Pão de Açúcar aprova incorporação da GPA Malls
Em comunicação enviada pelo Saint German, o acionista solicita a convocação da AGE “com o intuito de realizar uma avaliação cuidadosa das diretrizes que regem a companhia”, ressaltando que “não tem intenção de alterar substancialmente o direcionamento geral dos negócios sociais, mantendo as atividades e o plano de negócios da companhia alinhados às diretrizes adotadas pela atual administração”.
O acionista afirma, também, que “a sustentabilidade da companhia depende diretamente da sua capacidade de gerenciar e reduzir suas obrigações”, e que “um alto nível de endividamento pode comprometer a liquidez e a capacidade da companhia de investir em oportunidades de crescimento”.
“Estratégias que a administração deve enfatizar para fins de tal redução de endividamento incluem a venda de ativos non core da companhia, bem como a reavaliação e priorização dos investimentos a serem efetuados pela companhia e otimização do capital de giro da companhia. O foco em um balanço sólido permitirá que a companhia tenha mais flexibilidade em suas operações e uma maior capacidade de crescimento”, escreve o Saint German.
Ainda segundo o acionista, a gestão eficiante dos custos e despesas é “crucial para maximizar a rentabilidade da companhia”.
“A administração deverá revisar, dentre outros, despesas de aluguéis, custos corporativos e despesas gerais da companhia, e identificar as melhores oportunidades de redução, mantendo os objetivos de atrair e reter talentos aos quadros executivos”, acrescentou o Saint German.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Apple lidera queda nas ações de tecnologia após anúncio de tarifas por Trump
Investo lança primeiro ETF de ouro no Brasil
Com investimento de R$ 500 milhões, cidade no interior de São Paulo terá novo aeroporto internacional
"Brasil ficou no mínimo, o que é um bom sinal", afirma economista sobre tarifas americanas
Confira a lista de Trump: mais de 180 países e territórios enfrentarão tarifas recíprocas