Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
‘Sairemos novamente do Mapa da Fome até 2026’, diz Lula durante a Cúpula do G20
Publicado 18/11/2024 • 12:32 | Atualizado há 9 meses
OpenAI registra seu primeiro mês com US$ 1 bilhão em receita, mas ainda enfrenta falta de capacidade, diz diretora financeira
Epic divulga em seu evento anual novas ferramentas de IA para pacientes e médicos
Hertz venderá nos EUA veículos usados online por meio de parceria com Amazon Autos
Volta da Shein para a China é última tentativa de salvar seu IPO, dizem analistas
McDonald’s, Starbucks e outras redes de fast food apostam em novas bebidas para turbinar as vendas
Publicado 18/11/2024 • 12:32 | Atualizado há 9 meses
KEY POINTS
Imagem de arquivo. Presidente Lula na cerimônia de abertura da cúpula de líderes do G20.
Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez o discurso oficial de abertura da Cúpula do G20 na manhã desta segunda-feira (18), no Rio de Janeiro. Lula falou sobre o combate à fome, disse que o mundo “está pior” e afirmou que o Brasil sairá novamente do Mapa da Fome até 2026, assim como aconteceu em 2014.
“Foi com tristeza que, ao voltar ao governo, encontrei um país com 33 milhões de pessoas famintas”, disse Lula. “Conseguimos sair do Mapa da Fome da FAO em 2014, para o qual voltamos em 2022, em um contexto de desarticulação do Estado de bem-estar social. Até 2026, sairemos novamente”, disse.
Lula ainda citou os programas de inclusão social, como o Bolsa Família e o Programa Nacional de Alimentação Escolar. “O retorno desses programas já retirou mais de 24, 5 milhões de pessoas da extrema pobreza. […] E com a Aliança, faremos muito mais.”
A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, lançada na abertura da Cúpula, já teve adesão de 81 países, sendo 18 dos 19 integrantes do G20. Apenas a Argentina ainda não anunciou a adesão. “Vamos articular recomendações internacionais, políticas públicas eficazes e fontes de financiamento”, afirmou Lula.
“É muito importante o que vamos discutir aqui e eu tenho certeza que, se nós assumirmos a responsabilidade sobre esses assuntos, poderemos ter sucesso em pouco tempo.”
O presidente Lula anunciou que o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, vai representar o Brasil na Aliança Global contra a Fome.
Wellington Dias é o chefe da pasta que gerencia o Bolsa Família.
Mais lidas
EXCLUSIVO: Presidente do BRB diz que, com aquisição do Banco Master, conglomerado deve atingir ’25 milhões de clientes e R$ 225 bilhões em ativos em 5 anos’
99 processa Keeta por suposta concorrência desleal e violação de marca no Brasil
Um dos criadores do Pix deixa o Banco Central após mais de 20 anos
Câmara Legislativa de Brasília retoma sessão que discute projeto de aquisição do Banco Master pelo BRB
Mercado de M&A avança no 2º semestre com juros estáveis e valuations atrativos