CNBC
Segundo o Secretário de Comércio, Howard Lutnick, bens do acordo comercial USMCA estarão fora da tarifação por um mês

CNBCLutnick sugere que recusa de Lisa Cook em aceitar demissão por Trump reforça suspeita de fraude

Empresas & Negócios

‘Vamos nos adaptar ao que acontecer’, diz CEO da Microsoft após tarifaço de Trump

Publicado 04/04/2025 • 17:01 | Atualizado há 5 meses

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Satya Nadella, atual CEO da Microsoft, abordou como a empresa tem se posicionado frente aos novos desafios impostos pelas tarifas de importação e exportação
  • "A Microsoft sempre foi um centro de inovação, e estamos presentes em vários países ao redor do mundo, então tenho certeza de que vamos nos ajustar", afirmou.
  • Ele também comentou sobre a crescente importância da inteligência artificial no cenário global, dizendo: "A maior tendência do mundo hoje, mesmo além da geopolítica complexa, é a chegada da inteligência artificial."

Em uma entrevista especial realizada pela CNBC e exibida com exclusividade no Brasil pelo Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, os três CEOs mais emblemáticos da Microsoft — Satya Nadella, Bill Gates e Steve Ballmer — celebraram os 50 anos da gigante da tecnologia, discutindo os marcos que consolidaram a empresa como líder no mercado e as adaptações que ela está fazendo frente aos novos desafios globais.

A conversa girou em torno das transformações da Microsoft ao longo das décadas e da importância de se adaptar às mudanças no cenário econômico, geopolítico e tecnológico, com foco especial nas implicações das novas tarifas propostas pelo governo dos Estados Unidos e o impacto da inteligência artificial (IA) no futuro da empresa.

Satya Nadella, atual CEO da Microsoft, abordou como a empresa tem se posicionado frente aos novos desafios impostos pelas tarifas de importação e exportação. “A Microsoft sempre foi um centro de inovação, e estamos presentes em vários países ao redor do mundo, então tenho certeza de que vamos nos ajustar”, afirmou Nadella. Ele também comentou sobre a crescente importância da inteligência artificial no cenário global, dizendo: “A maior tendência do mundo hoje, mesmo além da geopolítica complexa, é a chegada da inteligência artificial.”

Para Bill Gates, co-fundador da empresa, a adaptação às mudanças globais é crucial, especialmente em tempos de incertezas econômicas. “Eu acredito que é melhor investir mais do que investir de menos, e como investidor, eu não me preocuparia com isso”, afirmou. Gates enfatizou o impacto da inteligência artificial, dizendo: “Quando o preço da inteligência abaixa, a elasticidade aumenta. Nós estamos usando IA para ter soluções para problemas bem complexos.”

Por sua vez, Steve Ballmer, ex-CEO da Microsoft, destacou o papel da empresa no contexto das tensões globais e o desafio das tarifas comerciais. “O fato de sermos uma empresa americana é uma questão muito grande. Isso realmente muda a questão. Outros países vão tentar investir nos seus próprios países agora”, comentou. “A boa notícia é que o modelo núcleo da Microsoft não muda. Quando você olha para todos os empregos que temos, todos os investimentos que fazemos, é isso que nos diferencia.”

A conversa também incluiu uma reflexão sobre o legado da empresa. Bill Gates compartilhou um momento nostálgico, lembrando como ele e Paul Allen se uniram para investir no software, o que ajudou a criar a fundação da Microsoft. “Nós entendemos que a melhor coisa que poderíamos trazer era investir em software. E foi aí que eu saí da faculdade e tive que entender se eu ia para o Vale do Silício ou se eu ficava aqui em Seattle”, disse Gates.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Empresas & Negócios