Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Tarifas de Trump afetam matérias-primas de produtos das big techs, diz CEO da Arko Internacional
Publicado 10/04/2025 • 18:52 | Atualizado há 6 meses
HBO Max anuncia reajuste de preços em todos os planos a partir desta terça-feira
Trump quer R$ 1,23 bilhão do Departamento de Justiça dos EUA por investigá-lo
Campanha ‘Take Back Tesla’ pede que acionistas rejeitem plano bilionário de remuneração para Musk
Lucro da Coca-Cola sobe 30% no 3º trimestre, mas CEO alerta para desaceleração nos mercados emergentes
Mercado de IA atrai trilhões e divide investidores entre euforia e temor de bolha
Publicado 10/04/2025 • 18:52 | Atualizado há 6 meses
KEY POINTS
As big techs vem sendo afetadas pelas tarifas de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, em função dos componentes sofisticados que os produtos delas exigem, disse Thiago de Aragão, CEO da Arko Internacional, em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.
“A maioria desses componentes são fornecidos pela China, que é uma fornecedora muito grande não só de matérias-primas mais básicas, mas também de matérias-primas sofisticadas, como semicondutores e metais raros, para produtos mais avançados dessas big techs”, ele explicou.
Aragão destacou que a China tem uma vantagem no mercado global devido à sua abordagem única em relação à propriedade intelectual. “A partir do momento que uma empresa chinesa desenvolve uma tecnologia, o Partido Comunista Chinês consegue pegar essa tecnologia, diluir e distribuir entre dezenas, centenas de empresas, o que barateia muito o custo”.
De acordo com ele, isso permite que a China crie variações mais baratas de tecnologias avançadas, afetando diretamente as empresas ocidentais que dependem de componentes desse mercado.
O especialista afirmou que a pausa de 90 dias nas tarifas oferece um alívio temporário para as big techs, mas não resolve o problema estrutural. “A China ainda mantém as tarifas proibitivas, e, apesar da pausa, o impacto nos custos e no fornecimento de componentes continuará. Não gera uma solução, apenas diminui um pouco o espectro do problema”, ele disse.
Para Aragão, um outro fator importante é a pressão que o setor de tecnologia nos EUA enfrenta pela expectativa de Trump de que as empresas movam suas produções para os Estados Unidos.
“O que o Trump espera é que as empresas comecem a produzir nos EUA, mas a produção de certos componentes envolve uma expertise que é difícil de replicar rapidamente. Esse processo pode levar meses ou até anos”.
____
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Ambipar acusa ex-diretor financeiro de instaurar crise que levou ao pedido de recuperação e fala em ‘bullying empresarial’
Trump quer R$ 1,23 bilhão do Departamento de Justiça dos EUA por investigá-lo
Pagamento de stablecoin pode virar tendência entre o mercado; empresária explica
OranjeBTC estreia na B3 e aposta em educação para consolidar ‘Padrão Bitcoin’
Santander, Travelex e Genial: investigação de esquema de evasão de divisas ocorreu em paralelo à mudança na lei de câmbio