“Clientes se conectam ao se verem representados nas mil lojas”, diz diretor do Carrefour
Publicado 11/04/2025 • 18:18 | Atualizado há 4 semanas
Como a Amazon planeja alcançar Google e Microsoft na corrida pela computação quântica
Alumínio trava nos EUA: tarifas impostas por Trump não conquistam a indústria; entenda
Bill Gates pretende doar quase toda sua fortuna e encerrar a Fundação Gates até 2045
Livros autografados por Warren Buffett alcançam até US$ 100 mil em leilão durante encontro da Berkshire
Nova chefe da economia da Alemanha tem um plano — e ele começa com risco, velocidade e grandes apostas
Publicado 11/04/2025 • 18:18 | Atualizado há 4 semanas
KEY POINTS
O Grupo Carrefour Brasil tem implementado programas focados em diversidade, equidade e inclusão, com destaque para a representatividade no quadro de colaboradores. Em entrevista exclusiva ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, Claudionor Alves, diretor de Equidade Racial, Diversidade e Inclusão e Relações Institucionais, explicou a visão estratégica da companhia sobre o tema.
Segundo Alves, a diversidade é encarada como parte do plano de negócios, especialmente para atender aos 60 milhões de clientes que a empresa recebe mensalmente.
“Quando os nossos clientes se veem representados nas nossas mais de mil lojas pelo país, isso conecta diretamente com eles”, afirmou o executivo.
Com cerca de 130 mil colaboradores, dos quais aproximadamente 60% são negros, o Carrefour tem ampliado o foco na ascensão de pessoas negras a posições de média e alta liderança. Segundo Alves, programas afirmativos como o Poder Mulheres têm sido decisivos para esse avanço.
O objetivo do programa é capacitar 150 mulheres negras para ocuparem cargos de liderança dentro da companhia, promovendo desenvolvimento técnico e comportamental.
A empresa também tem direcionado investimentos para aumentar a diversidade em posições estratégicas, como os cargos de gerência geral — responsáveis por áreas como gestão de pessoas, controle de estoque e performance de vendas.
“Estamos trazendo mais pessoas negras e mais mulheres para essas funções com o objetivo claro de alcançar metas de representatividade”, afirmou o diretor.
Alves destacou a importância de uma equipe diversa para oferecer uma experiência mais acolhedora ao cliente.
“Quando eu me coloco como cliente, é muito bom ver que você se sente representado”, disse, mencionando o programa Eu Pratico Respeito, que busca promover um ambiente de atendimento mais humano e inclusivo.
Outro destaque é o programa Mulheridades, que oferece educação e orientação para mulheres do grupo Carrefour, com apoio de especialistas. O foco está em desenvolver lideranças femininas e capacitá-las para cargos técnicos desafiadores.
Alves também compartilhou sua trajetória na companhia: chegou há quatro anos como diretor de Perdas, Segurança e Riscos e ocupa atualmente a diretoria executiva de Equidade Racial e Relações Institucionais.
A atuação de empresas terceirizadas, principalmente no setor de segurança, também tem sido foco de atenção do grupo. O Carrefour implementou processos de due diligence rigorosos para garantir conformidade legal e ética.
“Tomamos medidas para assegurar que essas empresas sigam os nossos padrões e, em casos de falhas, como atos de racismo, aplicamos as punições previstas”, explicou.
O Carrefour também busca ampliar a inclusão de pessoas com deficiência. A empresa participa da Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS), que estimula o intercâmbio de boas práticas entre companhias.
Segundo Alves, além de cumprir as exigências legais, o grupo trabalha para desenvolver ações contínuas de acolhimento e respeito a esse público interno.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Acordo de Trump com o Reino Unido envia uma mensagem clara: tarifas de 10% vieram para ficar
Frank Abagnale, o golpista que virou referência em segurança, participa de brincadeira no SAS Innovate 2025
Trump sugere reduzir tarifa sobre produtos chineses para 80% antes de negociações entre EUA e China
O que está no novo acordo comercial EUA-Reino Unido?
'Brazilian Week é a oportunidade de gerar novos investimentos e empregos', diz diretor da Gerdau