CNBC Leia a carta do CEO da Hertz aos funcionários sobre a participação ‘significativa’ de Bill Ackman na locadora de veículos pós-falência

Empresas & Negócios

Adobe investe na Synthesia, startup por trás de clones de IA para vídeos corporativos

Publicado 15/04/2025 • 08:44 | Atualizado há 4 dias

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A Adobe investiu na Synthesia, uma startup britânica de inteligência artificial, apostando que a tecnologia transformará a produção de vídeos.
  • A Synthesia informou à CNBC que o braço de capital de risco da Adobe injetou uma quantia não revelada na startup como parte de uma parceria "estratégica", sem detalhar mais sobre os termos financeiros e comerciais.
Adobe investe na Synthesia, startup por trás de clones de IA para vídeos corporativos.

Adobe investe na Synthesia, startup por trás de clones de IA para vídeos corporativos

Canva Images.

A Adobe investiu na Synthesia, uma startup britânica de inteligência artificial, apostando que a tecnologia transformará a produção de vídeos.

A Synthesia informou à CNBC que o braço de capital de risco da Adobe injetou uma quantia não revelada na startup como parte de uma parceria “estratégica”, sem detalhar mais sobre os termos financeiros e comerciais.

Plataforma inovadora da Synthesia

A startup, que afirma atender mais de 70% das empresas da Fortune 100, vende uma plataforma que permite às empresas desenvolver vídeos com avatares realistas gerados por IA. As pessoas podem criar seus próprios avatares de IA, seja em um dos estúdios de produção da Synthesia ou em um dispositivo pessoal.

A Adobe, uma gigante da tecnologia criativa avaliada em cerca de US$ 150 bilhões (aproximadamente R$ 750 bilhões), é mais conhecida pela ferramenta de edição de imagens Photoshop. A empresa também desenvolve o Premiere Pro, uma plataforma de edição de vídeo amplamente usada por profissionais da mídia, publicidade e outros setores.

Visões compartilhadas e histórico de investimentos

“Estamos construindo a principal plataforma de vídeos com IA para empresas, e o investimento da Adobe valida essa direção”, disse Victor Riparbelli, CEO da Synthesia, à CNBC. “Compartilhamos uma visão: democratizar a criação de conteúdo de alta qualidade e tornar a comunicação empresarial mais rápida e eficaz.”

Não é a primeira vez que a Adobe aposta forte em uma startup apoiada por capital de risco. Anteriormente, tentou adquirir a plataforma de design Figma por US$ 20 bilhões (cerca de R$ 100 bilhões), mas desistiu do negócio após escrutínio dos reguladores da União Europeia e do Reino Unido. A Adobe também é uma investidora ativa em startups, apoiando empresas como Captions e VidMob.

Lucratividade ‘não é foco imediato’

Além do investimento da Adobe, a Synthesia também anunciou que alcançou US$ 100 milhões (aproximadamente R$ 500 milhões) em receita anual recorrente (ARR) — uma medida de receita anual gerada por assinaturas que se renovam a cada ano.

“Crescemos aproximadamente 100% ano a ano, impulsionados por uma forte expansão de clientes e economia de unidades de melhor qualidade,” disse Riparbelli. “Ultrapassar US$ 100 milhões em ARR nos coloca em um grupo muito seleto de empresas nativas de IA com verdadeira tração comercial.”

No entanto, a startup continua operando no vermelho — e não está focada em lucrar tão cedo.

Em 2023, a Synthesia reportou um prejuízo antes de impostos de £ 25,2 milhões com receitas de £ 25,7 milhões, segundo um registro na Companies House do Reino Unido. A lucratividade “não é um foco imediato,” disse Riparbelli à CNBC. “Mas o caminho está claro.”

Estratégia de crescimento e concorrência

“Nunca perseguimos o crescimento a qualquer custo,” afirmou o CEO da Synthesia, acrescentando que a empresa ainda tinha dinheiro sobrando de uma rodada de financiamento de 2023 quando levantou fundos novamente no início deste ano.

A Synthesia foi avaliada mais recentemente em US$ 2,1 bilhões (aproximadamente R$ 10,5 bilhões) em uma rodada de investimento anunciada em janeiro. Seus concorrentes incluem Colossyan, DeepBrain AI, Invideo AI, Filmora e Veed.io. A startup também enfrenta concorrência da OpenAI, cujo modelo de texto para vídeo, Sora, pode criar clipes de vídeo realistas com base em comandos de usuários.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Empresas & Negócios