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Nissan pretende ‘maximizar’ a produção em sua fábrica nos Estados Unidos devido às tarifas de Trump

Publicado 16/04/2025 • 17:28 | Atualizado há 3 dias

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Redação CNBC

KEY POINTS

  • Christian Meunier, que assumiu como presidente da Nissan Américas em janeiro, afirmou que as tarifas estão acelerando os planos necessários para a montadora aumentar a produção doméstica e ajudar na reestruturação de suas operações nos Estados Unidos.
  • As declarações de Meunier aconteceram dois dias após Trump ter dito que está considerando “ajudar” algumas montadoras, afirmando que as empresas precisam de tempo para alterar seus planos de produção.
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O novo líder da Nissan para as Américas afirmou que a montadora tem como objetivo “maximizar” a produção em sua maior planta de fabricação nos Estados Unidos, devido às tarifas de 25% sobre automóveis impostas pelo presidente Donald Trump.

Christian Meunier, que assumiu como presidente da Nissan Américas em janeiro, afirmou que as tarifas estão acelerando os planos necessários para a montadora aumentar a produção doméstica e ajudar na reestruturação de suas operações nos Estados Unidos.

“Temos grandes instalações, grandes capacidades e hoje não utilizamos a capacidade máxima. Ainda temos espaço para melhorar nossa capacidade”, disse Meunier em entrevista virtual à CNBC na quarta-feira. “Estamos buscando vender mais produtos fabricados nos EUA e ajustar, ao longo do processo, os veículos que estão vindo do México e do Japão.”

Meunier afirmou que seu “objetivo final” é “maximizar” a capacidade da planta da montadora em Smyrna, Tennessee, que ocupa 6 milhões de metros quadrados. A planta tem capacidade para produzir 640 mil veículos por ano em três turnos, segundo ele. No ano passado, a fábrica produziu mais de 314.500 veículos em dois turnos, com cerca de 5.700 funcionários.

“Estamos focados em maximizar a capacidade e tornar Smyrna a potência que já foi”, disse. “Esse é meu objetivo final… encher a fábrica e gerar muitos lucros novamente.”

Meunier não quis especular sobre um prazo para atingir a produção máxima na planta, que atualmente fabrica quatro modelos, incluindo o Nissan Rogue, o veículo mais vendido da montadora no mercado interno. Ele afirmou que é preciso tempo para alterar planos e mover a produção.

“Podemos aumentar a produção, como descrevi para os modelos existentes que temos nos EUA, e nos comprometer com um plano para trazer um produto nos próximos dois anos… ou alguns produtos para o mercado dos EUA. Mas isso não pode acontecer da noite para o dia”, disse ele.

As declarações de Meunier aconteceram dois dias após Trump ter dito que está considerando “ajudar” algumas montadoras, afirmando que as empresas precisam de tempo para alterar seus planos de produção.

A Nissan está considerando adicionar produção de híbridos em Smyrna, além de novos produtos, como um modelo da Infiniti, afirmou Meunier. Ele também mencionou que a empresa está analisando o aumento na produção de componentes de trem de força, como motores, e o aumento do conteúdo doméstico.

“O bom é que temos flexibilidade. Temos a capacidade de acelerar, fazer as coisas mais rápido do que faríamos normalmente”, disse Meunier. “Eu já estava trabalhando nisso antes da tarifa, porque estou convencido de que a localização é o caminho.”

As tarifas sobre veículos importados para os EUA estão em vigor desde 3 de abril, apesar da recente suspensão de outras tarifas baseadas em países anunciadas por Trump. Tarifas adicionais de 25% sobre peças automotivas estão programadas para entrar em vigor até 3 de maio.

Meunier afirmou que essas tarifas potenciais sobre peças prejudicariam a empresa e seus planos.

“Esperamos que haja soluções que não prejudiquem completamente, a 25%, porque isso é muito”, afirmou. “Esperamos que haja um compromisso no meio.”

A Nissan possui duas plantas de montagem no México que produzem uma variedade de veículos, incluindo importações como o Nissan Kicks e o Nissan Versa. Em 2024, a Nissan produziu quase 670.000 unidades no México, com mais de 456.000 exportadas, segundo a UnoTV no México.

Nos EUA, a Nissan afirma que tem instalações de montagem com capacidade para produzir mais de 1 milhão de veículos, 1,4 milhão de motores, 1,4 milhão de forjados e 456.000 fundições anualmente. Dessa capacidade total, a montadora produziu quase 525.600 veículos nos EUA em 2024.

Além de Smyrna, a empresa possui uma grande planta de trem de força em Tennessee e outra grande planta de montagem de veículos em Canton, Mississippi.

A planta de Canton atualmente produz o sedã Nissan Altima e a picape Nissan Frontier de porte médio. Ela emprega cerca de 5.000 trabalhadores em um único turno para o Altima e dois turnos para a Frontier.

O Rogue, o Pathfinder e a Frontier, que experimentaram quedas significativas no mercado nos últimos anos, com cerca de 7% a 8% de participação no segmento, são alguns dos veículos com maior potencial de crescimento para a Nissan nos EUA, segundo Meunier.

A Nissan reduziu o preço do Rogue e do Pathfinder entre US$ 640 e quase US$ 2.000, dependendo do modelo e do veículo, em resposta às tarifas. Também deixou de aceitar novos pedidos nos EUA para dois SUVs fabricados no México para sua marca de luxo Infiniti.

“A Nissan tem enfrentado dificuldades recentemente, mas temos um bom plano”, disse ele. “Temos bons produtos em desenvolvimento. Estamos lançando produtos excelentes agora que estão fazendo sucesso, e vamos dar a volta por cima apesar da tarifa.”

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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

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