estagflação

CNBC Especialistas veem riscos maiores de estagflação. Veja o que isso significa para o bolso americano

Bastidores de Brasília Julia Lindner

Presidente da Anfavea diz que regulamentação do Mover ainda não acabou e cobra celeridade

Publicado 16/04/2025 • 18:36 | Atualizado há 3 dias

Julia Lindner

Foto de Julia Lindner

Julia Lindner

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem experiência na cobertura de política e economia em Brasília desde 2016. Com passagens pelos jornais O Estado de S. Paulo, O Globo e Valor Econômico.

KEY POINTS

  • Igor Calvet diz que “sem dúvidas” o governo deve aproveitar cenário global para concluir diretrizes e garantir investimentos.
Igor Calvet, presidente da Anfavea

Igor Calvet, presidente da Anfavea

O presidente executivo da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Igor Calvet, afirmou nesta quarta-feira (16) que a entidade vê como positiva a primeira fase do regulamentação do programa Mover, mas que o governo deve acelerar o encaminhamento de diretrizes complementares para aproveitar o cenário global.

“A Anfavea vê com satisfação, mas faltam alguns atos regulatórios. Quanto mais rápido o governo fizer isso, maior a chance de os investimentos serem concretizados. Quanto mais segurança, melhor”, avaliou.

Questionado se a disputa entre Estados Unidos e China contribui para pressionar pelas decisões governamentais, Calvet respondeu que “sem dúvidas”. “O governo tem que aproveitar e acelerar isso diante da presença dos chineses no Brasil e no mundo. Temos que ser o país que dá os incentivos corretos para a produção”, pontuou.

Calvet reclamou do fato de o governo ter demorado mais de um ano para fazer essa primeira regulamentação, que traz “pontos importantes” sobre eficiência energética de automóveis leves.

“Ainda tem ausência dos bônus, que são os incentivos para que as empresas produzam essas eficiências todas. Não sabemos se isso virá junto com o IPI verde ou não”, acrescentou.

Ele também destacou que não ficou claro para a entidade como será mensurada a eficiência dos veículos pesados. “O sentimento geral é de que avançamos. O que causava insegurança era a imprevisibilidade (de não ter nenhuma regulamentação). Mas faltam portarias. O que o engenheiro na fábrica quer saber é das portarias, por isso tem que continuar a regulamentação”, afirmou.

Sobre o IPI verde, Calvet disse que nem mesmo na entidade há consenso sobre o assunto.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Julia Lindner