Heineken inicialmente minimizou as tarifas. Agora a cervejaria está preocupada
Publicado 16/04/2025 • 19:03 | Atualizado há 3 dias
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Publicado 16/04/2025 • 19:03 | Atualizado há 3 dias
KEY POINTS
Timothy A. Clary | Afp | Getty Images (Reprodução CNBC Internacional)
A Heineken ignorou a ameaça das tarifas no início deste ano, mas agora a empresa está levantando mais preocupações sobre possíveis interrupções em seus negócios.
No relatório de resultados divulgado na quarta-feira (16), a cervejaria holandesa indicou que as novas tarifas dos EUA — particularmente aquelas que atingem cervejas enlatadas — podem forçá-la a ajustar seus gastos e investimentos.
“Há incertezas mais amplas, incluindo ajustes tarifários recentes e possíveis aumentos, à medida que avançamos,” disse a empresa em seu comunicado de resultados. “Para navegar neste ambiente instável, permanecemos ágeis na alocação de capital e recursos.”
Enquanto as altas tarifas de Trump sobre dezenas de países permanecem em fluxo sob uma pausa de 90 dias, ele manteve a tarifa de 25% sobre cervejas enlatadas importadas e latas de alumínio vazias que entrou em vigor no início deste mês.
A Heineken reportou crescimento de receita no primeiro trimestre que superou as expectativas dos analistas na manhã de quarta-feira e confirmou sua projeção anual, apesar dos riscos tarifários. Mas suas vendas de cerveja caíram 2,1% no primeiro trimestre.
O CEO Dolf van den Brink disse que a empresa já esperava vendas mais fracas de cerveja, devido aos riscos contínuos da inflação, sentimento fraco do consumidor e flutuações cambiais, além da incerteza em torno das tarifas globais.
Os comentários de Van den Brink marcam uma mudança em relação às declarações anteriores feitas em fevereiro, quando ele descreveu as tarifas propostas pelos EUA — incluindo as sobre alumínio usado em latas de cerveja — como “relativamente administráveis”.
“A indústria da cerveja é intensiva em capital e muito local. Então, por isso, é uma indústria um pouco menos suscetível a interrupções nos fluxos de comércio internacional,” ele disse ao programa “Squawk Box Europe” em fevereiro.
Naquela época, a AB InBev — maior cervejaria do mundo e dona de marcas como Budweiser e Stella Artois — também minimizou a ameaça das tarifas.
“Não achamos que teremos grandes questões para discutir este ano em termos de tarifas,” disse o CEO Michel Doukeris.
Mas, agora, um crescente conflito comercial global levou a Heineken e outras empresas a reavaliarem.
A Constellation Brands reportou lucro trimestral acima do esperado na semana passada, mas reduziu sua projeção de longo prazo para 2027 e 2028, citando em parte “o impacto antecipado das tarifas”.
“A projeção que fornecemos reflete o fato de que há muitas incógnitas hoje, incluindo coisas como tarifas,” disse o CEO Bill Newlands.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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