BHP alerta para riscos de guerra tarifária enquanto registra aumento na produção de cobre
Publicado 17/04/2025 • 16:43 | Atualizado há 2 dias
Especialistas veem riscos maiores de estagflação. Veja o que isso significa para o bolso americano
Leia a carta do CEO da Hertz aos funcionários sobre a participação ‘significativa’ de Bill Ackman na locadora de veículos pós-falência
Fusão entre Capital One e Discover é aprovada pelo Fed em transação de mais de US$ 35 bi
Pré-venda do Nintendo Switch 2 nos EUA começa em 24 de abril após atraso causado por tarifas
Onde o ‘Made in China 2025’ falhou
Publicado 17/04/2025 • 16:43 | Atualizado há 2 dias
KEY POINTS
Sede da BHP em Perth, na Austrália
Pexels
O CEO da BHP, a maior mineradora do mundo, alertou nesta quinta-feira (17) que uma guerra tarifária pode desacelerar a economia global e fragmentar o comércio internacional, ao mesmo tempo em que a empresa reportou um aumento na produção de cobre, metal utilizado em produtos que vão de smartphones a carros elétricos.
A ofensiva tarifária do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra a China abalou os mercados globais de commodities, que dependem do comércio internacional e estão intimamente ligados às duas maiores economias do mundo.
Embora os EUA representem apenas cerca de 3% da receita da BHP, a gigante da mineração é uma importante fornecedora de minério de ferro, principal insumo do aço, para a China, e está desenvolvendo uma enorme mina de potássio em Saskatchewan, no Canadá.
A empresa vem se afastando dos combustíveis fósseis e investindo em commodities, como cobre e potássio, um insumo para fertilizantes, que devem se beneficiar do crescimento populacional, da elevação dos padrões de vida e da transição para uma economia de baixo carbono.
“Apesar do impacto direto limitado das tarifas sobre a BHP, as implicações de um crescimento econômico mais lento e de um ambiente comercial fragmentado podem ser mais significativas”, disse o CEO Mike Henry nesta quinta-feira, ao divulgar os resultados de produção do terceiro trimestre.
Alguns economistas esperam que o crescimento da China desacelere para 4% ou menos neste ano, o que representaria sua expansão mais fraca em décadas, excluindo os anos pandêmicos de 2020 e 2022. A China é a maior compradora mundial de várias commodities minerais, incluindo cobre e minério de ferro.
Nesta quinta-feira, a BHP informou um aumento de 10% na produção de cobre no terceiro trimestre, impulsionado pelo maior volume da mina gigante de Escondida, no deserto do Atacama, no norte do Chile. A produção em Escondida, a maior mina de cobre do mundo, cresceu 16% em relação ao ano anterior.
____
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Robôs humanoides realizam a primeira meia-maratona do mundo em Pequim
Nova rota direta entre China e Brasil deve facilitar a importação de insumos industriais e tecnológicos
Especialistas veem riscos maiores de estagflação. Veja o que isso significa para o bolso americano
Tarifaço abala confiança de consumidores mais ricos dos EUA, aponta Bain & Company
CEO da Volt Capital explica a queda de cerca de 90% da criptomoeda Mantra: "Estratégia muito bem montada"