Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
RD Saúde cresce com 1 loja aberta por dia e atinge 17% do mercado farmacêutico
Publicado 17/04/2025 • 21:29 | Atualizado há 6 meses
Apple anuncia novos MacBook Pro, iPad Pro e Vision Pro com chip atualizado
Trump pode comparecer pessoalmente à Suprema Corte em julgamento sobre tarifas comerciais
Juíza impede Trump de demitir funcionários federais durante paralisação do governo
Honor revela novo smartphone com um braço de câmera robótico dobrável
Nvidia, Microsoft, xAI e BlackRock participam de acordo de US$ 40 bilhões pela Aligned Data Centers
Publicado 17/04/2025 • 21:29 | Atualizado há 6 meses
KEY POINTS
O setor farmacêutico brasileiro tem apresentado um crescimento contínuo, com um número expressivo de farmácias e uma forte presença das grandes redes, como a Droga Raia e a Drogasil, que fazem parte do grupo RD Saúde. Em entrevista ao Jornal Times Brasil, Antônio Carlos Pipponzi, presidente do Conselho de Administração da RD Saúde, comentou sobre a realidade do mercado e os desafios enfrentados pelas farmácias no Brasil.
Pipponzi informou que o número de farmácias no Brasil é de cerca de 90 mil, destacando que há uma grande diferença entre as farmácias independentes, voltadas para pequenas comunidades, e as grandes redes. Ele explicou que as redes de farmácias controlam entre 30% e 35% do mercado, enquanto as farmácias associativas, que compram em conjunto, possuem uma fatia considerável do setor. Além disso, ele afirmou que o faturamento médio de uma farmácia individual é de 80 mil reais, enquanto as grandes redes, como a RD Saúde, possuem um faturamento médio muito superior.
Sobre a expansão, Pipponzi revelou que a RD Saúde tem crescido com a abertura de uma loja por dia, com previsão de inaugurar entre 330 e 350 novas unidades no ano. “Nós somos líderes, temos 17% do mercado”, disse ele, destacando a força das duas bandeiras da rede, Droga Raia e Drogasil, em todo o território nacional.
Em relação ao impacto das tarifas impostas por Donald Trump e o mercado de medicamentos, Pipponzi esclareceu que o Brasil importa pouca matéria-prima dos Estados Unidos, com a maior parte das importações vindas de países como China e Índia. Ele também afirmou que a RD Saúde está focada em ampliar a sua presença no mercado e no relacionamento com os clientes, com ênfase em um atendimento recorrente.
Ao falar sobre sua trajetória na empresa, Pipponzi comentou sobre sua longa carreira no setor e os planos para o futuro da empresa, destacando o foco em manter a cultura de cuidado e relação com os clientes. “A venda de farmácia é recorrente, e o que queremos é ter o cliente”, afirmou ele, ressaltando que a experiência do cliente é central para o crescimento da RD Saúde.
Sobre o futuro do setor, Pipponzi se mostrou otimista, destacando o envelhecimento da população e a crescente digitalização como fatores que podem impulsionar ainda mais o mercado de farmácias. Ele também mencionou o papel das farmácias no sistema de saúde, afirmando que elas podem oferecer um atendimento mais acessível e com menores custos, especialmente após a pandemia.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
De filantropo a chefe de tráfico de trabalho escravo. Quem é o megaempresário por trás do golpe de US$ 15 bilhões em bitcoin pego pelos EUA
Governo negocia empréstimo com bancos públicos e privados para salvar Correios e evitar aporte do Tesouro
EXCLUSIVO: Presidente dos Correios prepara trocas nas diretorias como parte do ‘choque de gestão’ para conter rombo bilionário
Cross default: Conheça a engrenagem invisível que quase quebrou a Ambipar — e pode atingir outros investidores
Entenda porque o Brasil é o paraíso dos sindicatos