Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump ameaça abandonar negociação de paz entre Rússia e Ucrânia
Publicado 19/04/2025 • 09:02 | Atualizado há 8 meses
Costco nomeia Gina Raimondo para o conselho após ação contra tarifas de Trump
Corrida pela WBD: como Paramount, Comcast e Netflix planejam usar os ativos
Meta enfrenta investigação antitruste na Europa por política de IA do WhatsApp
App obrigatório do governo indiano gera reação e acende alerta sobre liberdade na internet
Startup usa IA para criar bateria de poeira lunar para a Blue Origin
Publicado 19/04/2025 • 09:02 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
O presidente dos EUA, Donald Trump, participa de uma reunião de gabinete na Casa Branca em Washington, D.C., EUA, em 10 de abril de 2025.
Nathan Howard | Reuters (Reprodução CNBC Internacional)
Donald Trump afirmou nessa sexta-feira (18) que os EUA abandonarão o papel de mediador de um acordo de paz se não houver um avanço nas negociações entre Rússia e Ucrânia. A declaração repetiu a fala do secretário de Estado, Marco Rubio, que horas antes havia sinalizado que a Casa Branca encerraria seus esforços diplomáticos se não julgasse possível alcançar avanços nos próximos dias.
“Não tenho um número específico de dias, mas queremos fazer isso rápido (fechar um acordo)”, disse Trump, em declarações na Casa Branca. “Se, por alguma razão, uma das duas partes dificultar muito, vamos simplesmente dizer: ‘Vocês são tolos. Vocês são pessoas horríveis’. E vamos seguir em frente.”
Em Paris, após um dia de negociações com diplomatas europeus e ucranianos, Rubio disse que o governo americano deveria “determinar nos próximos dias” se uma trégua na guerra é ou não viável, afirmando que a análise seria decisiva para a continuidade do envolvimento de Washington no diálogo.
“Se não for possível acabar com a guerra na Ucrânia, precisamos seguir em frente. Os EUA têm outras prioridades”, afirmou.
Não ficou claro se a declaração de Rubio se referia a uma saída dos EUA dos esforços para alcançar um cessar-fogo de 30 dias entre Rússia e Ucrânia ou se o país abandonaria completamente os compromissos com os ucranianos.
Trump, apesar de ter dito que não se prolongaria na campanha pelo fim do conflito, demonstrou mais otimismo que Rubio e disse que acreditava haver “uma boa chance” de se chegar a um acordo. O vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, que foi passar a Páscoa na Itália, afirmou que está confiante em um acordo.
“Quero atualizar a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, sobre algumas das negociações entre Rússia e Ucrânia, e também sobre alguns acontecimentos nas últimas 24 horas”, disse Vance, antes de um encontro com a premiê italiana. “Não vou prejulgar, mas estamos otimistas de que podemos encerrar esta guerra.”
As declarações dos EUA aumentam a pressão sobre Moscou e Kiev para aceitar um acordo, especialmente os ucranianos, que precisam do apoio americano para manter a resistência aos russos. O objetivo da Casa Branca é criar um senso de urgência também para que os europeus pressionem o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky a reduzir suas exigências.
“Reino Unido, França e Alemanha podem nos ajudar a fazer as coisas avançarem e nos aproximarmos de uma resolução. Achei as ideias deles muito úteis e construtivas”, disse Rubio. “De nossa parte, estaremos prontos para ajudar quando vocês (europeus, ucranianos e russos) estiverem prontos para a paz, mas não vamos continuar com esse esforço por semanas e meses.”
De acordo com Rubio, Trump passou 87 dias liderando esforços para acabar com a guerra. Inicialmente, o presidente americano deu 100 dias para que seus enviados alcançassem esse objetivo. O secretário de Estado disse que chegou o ponto em que é preciso determinar “se isso (acordo de paz) é sequer possível”.
Em uma resposta direta aos comentários de Rubio, o Kremlin sinalizou ontem que não tinha pressa para um cessar-fogo, repetindo a mesma mensagem de Moscou durante todas as tentativas de Trump de encerrar a guerra.
(COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Quem tem dinheiro no Banco Master vai receber quando? Veja prazos do FGC em casos anteriores
2
Prêmio pelo Brasileirão reforça ainda mais o caixa do Flamengo; veja quanto foi o faturamento do time
3
Accenture prioriza IA e planeja desligar funcionários que não se adaptarem
4
Kalshi: o negócio por trás da bilionária brasileira mais jovem a construir seu próprio império sozinha
5
Stranger Things: quanto ganham os atores da série?