Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Cingapura mantém inflação baixa antes da eleição
Publicado 23/04/2025 • 12:13 | Atualizado há 9 meses
Disney supera expectativas de Wall Street impulsionada por parques temáticos e streaming
Oracle sobe 5% após anunciar captação de US$ 50 bilhões
Ações da Nvidia caem 2% após reportagem indicar que investimento na OpenAI ficou travado
Gigante chinesa AstraZeneca vai abrir capital em Nova York nesta segunda-feira (2)
Documentos ligam Musk a conversas sobre visita à ilha privada de criminoso sexual
Publicado 23/04/2025 • 12:13 | Atualizado há 9 meses
KEY POINTS
O voto em Singapura é obrigatório para cidadãos maiores de 21 anos
Pixabay
A inflação em Cingapura em março manteve-se nos níveis mais baixos em mais de quatro anos, com o índice de preços ao consumidor da cidade-estado subindo 0,9% na comparação anual.
A autoridade monetária de Cingapura informou que os aumentos nos custos com alimentação e transporte privado em março foram os principais responsáveis pela inflação geral.
A inflação de março ficou abaixo das expectativas da pesquisa da Reuters, que apontava para 1,1%, e igual à registrada em fevereiro, de 0,9%. Na comparação mensal, o índice de preços ao consumidor (CPI) caiu 0,1% em março.
A inflação subjacente, que exclui os preços de transporte privado e habitação, desacelerou para 0,5%, ante os 0,6% registrados em fevereiro. Isso se deve à queda na inflação em diversas categorias do núcleo do CPI, com exceção da alimentação.
A divulgação dos dados de inflação acontece enquanto Cingapura se prepara para as eleições gerais em 3 de maio, com o início oficial da campanha nesta quarta-feira, após os candidatos registrarem suas candidaturas.
O primeiro-ministro Lawrence Wong afirmou em um vídeo na terça-feira que o custo de vida é uma “preocupação real” para Cingapura. “Isso acontece devido às guerras na Europa e no Oriente Médio, por conta das disrupções nas cadeias globais de suprimentos e agora devido às tarifas e guerras comerciais”, disse Wong.
Cingapura afrouxou sua política monetária pela segunda vez consecutiva no início de abril, diante da possibilidade de crescimento zero este ano, após registrar uma expansão do PIB abaixo do esperado, de 3,8%, no primeiro trimestre. A leitura mais fraca abre espaço para uma política econômica mais flexível e medidas para estimular o crescimento.
O crescimento anual do PIB trimestral de Cingapura ficou abaixo das expectativas dos economistas consultados pela Reuters, que projetavam 4,3%, e também inferior à expansão de 5% registrada no último trimestre de 2024.
O Ministério do Comércio e Indústria do país reduziu sua projeção de crescimento do PIB para 2025 para uma faixa entre 0% e 2%, ante a previsão anterior de 1% a 3% — o MAS (Autoridade Monetária de Cingapura) também projetou um crescimento de 0% a 2% para 2025.
Em comunicado, o Ministério informou que a desaceleração do crescimento foi causada por quedas na indústria de manufatura, além de recuos em alguns setores de serviços, como finanças e seguros.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Relatório aponta distorções bilionárias e crise de liquidez na Patria Investimentos; Fundo nega
2
De Palmeiras a Augusto Cury: veja quem são os credores da Fictor, que pediu recuperação judicial
3
American Express contesta lista da Fictor e nega crédito de R$ 893 milhões em recuperação judicial
4
Roberto Justus e a polêmica do Banco Master: “Eu nunca disse que não conhecia os Vorcaro”
5
Moltbook: especialista afirma que rede social onde só IAs interagem vira vitrine de riscos