Cingapura mantém inflação baixa antes da eleição
Publicado 23/04/2025 • 12:13 | Atualizado há 5 dias
Americanos têm flashbacks de 2008, enquanto tarifas aumentam temores de recessão
Era de ‘reenergização’ da infraestrutura de energia eólica nos EUA começa
Sou terapeuta e já trabalhei com mais de 100 casais — já vi 5 hábitos irritantes ‘destruírem’ relacionamentos
Turistas internacionais caem nos EUA, mas americanos não param de viajar para o exterior
Como a ascensão do TikTok desencadeou uma corrida por vídeos curtos
Publicado 23/04/2025 • 12:13 | Atualizado há 5 dias
KEY POINTS
O crescimento anual do PIB trimestral de Cingapura ficou abaixo das expectativas dos economistas consultados pela Reuters
Pixabay
A inflação em Cingapura em março manteve-se nos níveis mais baixos em mais de quatro anos, com o índice de preços ao consumidor da cidade-estado subindo 0,9% na comparação anual.
A autoridade monetária de Cingapura informou que os aumentos nos custos com alimentação e transporte privado em março foram os principais responsáveis pela inflação geral.
A inflação de março ficou abaixo das expectativas da pesquisa da Reuters, que apontava para 1,1%, e igual à registrada em fevereiro, de 0,9%. Na comparação mensal, o índice de preços ao consumidor (CPI) caiu 0,1% em março.
A inflação subjacente, que exclui os preços de transporte privado e habitação, desacelerou para 0,5%, ante os 0,6% registrados em fevereiro. Isso se deve à queda na inflação em diversas categorias do núcleo do CPI, com exceção da alimentação.
A divulgação dos dados de inflação acontece enquanto Cingapura se prepara para as eleições gerais em 3 de maio, com o início oficial da campanha nesta quarta-feira, após os candidatos registrarem suas candidaturas.
O primeiro-ministro Lawrence Wong afirmou em um vídeo na terça-feira que o custo de vida é uma “preocupação real” para Cingapura. “Isso acontece devido às guerras na Europa e no Oriente Médio, por conta das disrupções nas cadeias globais de suprimentos e agora devido às tarifas e guerras comerciais”, disse Wong.
Cingapura afrouxou sua política monetária pela segunda vez consecutiva no início de abril, diante da possibilidade de crescimento zero este ano, após registrar uma expansão do PIB abaixo do esperado, de 3,8%, no primeiro trimestre. A leitura mais fraca abre espaço para uma política econômica mais flexível e medidas para estimular o crescimento.
O crescimento anual do PIB trimestral de Cingapura ficou abaixo das expectativas dos economistas consultados pela Reuters, que projetavam 4,3%, e também inferior à expansão de 5% registrada no último trimestre de 2024.
O Ministério do Comércio e Indústria do país reduziu sua projeção de crescimento do PIB para 2025 para uma faixa entre 0% e 2%, ante a previsão anterior de 1% a 3% — o MAS (Autoridade Monetária de Cingapura) também projetou um crescimento de 0% a 2% para 2025.
Em comunicado, o Ministério informou que a desaceleração do crescimento foi causada por quedas na indústria de manufatura, além de recuos em alguns setores de serviços, como finanças e seguros.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Último dia da campanha eleitoral no Canadá é abalado por ataque em Vancouver
Shein sobe preços nos EUA em até 377% às vésperas de tarifas mais duras sobre pacotes importados da China
Huawei prepara novo chip de IA para competir com a Nvidia
Trump tem a pior avaliação para um presidente nos últimos 70 anos, apontam pesquisas
Túmulo do Papa Francisco é aberto para visitação do público em Roma