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Bvlgari inaugura maior fábrica de joias monomarca do mundo na Itália, com 33 mil metros quadrados

Publicado 24/04/2025 • 16:52 | Atualizado há 14 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • O local, que agora ocupa 33 mil metros quadrados, faz parte de um plano de expansão iniciado em 2017, quando a marca já havia inaugurado a primeira fase da fábrica, com 14 mil metros quadrados.
  • A nova unidade permitirá à Bvlgari dobrar sua capacidade de produção até 2029, com um aumento no número de funcionários.
  • De 370 colaboradores em 2017, o número deve crescer para entre 1.600 e 1.700 trabalhadores até 2029, criando mais de 1.200 novos postos de trabalho.

A Bvlgari inaugurou em Valenza, no norte da Itália, uma nova fábrica de joias, ampliando sua capacidade de produção e consolidando-se como a maior instalação de fabricação de joias de marca única do mundo. O local, que agora ocupa 33 mil metros quadrados, faz parte de um plano de expansão iniciado em 2017, quando a marca já havia inaugurado a primeira fase da fábrica, com 14 mil metros quadrados.

A nova unidade permitirá à Bvlgari dobrar sua capacidade de produção até 2029, com um aumento no número de funcionários. De 370 colaboradores em 2017, o número deve crescer para entre 1.600 e 1.700 trabalhadores até 2029, criando mais de 1.200 novos postos de trabalho. Atualmente, a unidade conta com 1.128 funcionários de 31 nacionalidades, com 55% de mulheres no quadro de funcionários.

A estrutura inclui unidades de produção especializadas em diferentes etapas do processo de fabricação de joias, com uma organização que simula um modelo de atelier independente, com equipes de 20 a 25 artesãos responsáveis pela produção de cada peça. Além disso, a Bvlgari incorporou uma nova escola de joalharia, a Scuola Bvlgari, em parceria com a TADS (Tarì Design School), que oferecerá formação prática e teórica, com a previsão de formar 80 novos alunos por ano.

O design da fábrica segue um modelo sustentável, com a instalação de 4.100 painéis solares que cobrem 50% da necessidade energética do local, enquanto o restante é fornecido por energia gerada em parceria com fazendas locais, utilizando sistemas geotérmicos e painéis solares. A fábrica também recebeu a certificação LEED Gold, que reconhece a sustentabilidade das construções.

Jean-Christophe Babin, CEO da Bulgari, destacou a importância da expansão: “Nossa capacidade de produção dobrará até 2029 e quadruplicará desde 2017. Em um período de global incerteza, reforçamos nossa confiança no crescimento do mercado de luxo e continuamos comprometidos com investimentos na Itália”, afirmou durante a inauguração.

O novo projeto também reflete a tendência da indústria de joias de internalizar processos de produção e de fortalecer a fabricação local, integrando técnicas tradicionais com ferramentas de produção modernas, incluindo o uso de impressoras 3D e máquinas CNC.

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