Presidente Donald Trump durante anúncio de tarifas em 2 de abril de 2025.

CNBC Americanos têm flashbacks de 2008, enquanto tarifas aumentam temores de recessão

Notícias

Explosão em porto no sul do Irã deixa ao menos cinco mortos e mais de 700 feridos

Publicado 27/04/2025 • 13:56 | Atualizado há 11 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Uma forte explosão seguida de incêndio atingiu neste sábado (26) o porto de Shahid Rajaei, no sul do Irã, deixando ao menos cinco mortos e mais de 700 feridos.
  • O incidente ocorreu no mesmo dia em que representantes do Irã e dos Estados Unidos realizavam, em Omã, uma nova rodada de negociações sobre o programa nuclear iraniano.
  • A causa oficial ainda não foi esclarecida, mas o local teria recebido recentemente uma carga de combustível químico utilizado em mísseis balísticos.

Uma forte explosão seguida de incêndio atingiu neste sábado (26) o porto de Shahid Rajaei, no sul do Irã, deixando ao menos cinco mortos e mais de 700 feridos, segundo autoridades locais. A causa oficial ainda não foi esclarecida, mas o local teria recebido recentemente uma carga de combustível químico utilizado em mísseis balísticos.

De acordo com Mehrdad Hasanzadeh, chefe da gestão de crises da província, o número de feridos já ultrapassa 700. Inicialmente, o governo havia divulgado um balanço com quatro mortes e cerca de 500 feridos.

O incidente ocorreu no mesmo dia em que representantes do Irã e dos Estados Unidos realizavam, em Omã, uma nova rodada de negociações sobre o programa nuclear iraniano — o terceiro encontro do tipo nas últimas semanas. O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, declarou anteriormente que os serviços de segurança do país estão em “estado de alerta máximo”, em razão de tentativas anteriores de sabotagem e ataques que buscariam provocar uma resposta iraniana.

O governo iraniano nega qualquer relação da explosão com a indústria petrolífera, mas a consultoria de segurança marítima Ambrey afirmou que o porto havia recebido em março um carregamento de perclorato de sódio — substância usada como combustível sólido em mísseis. O produto teria vindo da China em dois navios identificados anteriormente pelo jornal Financial Times, e seria destinado à reposição dos estoques iranianos, após ataques recentes a Israel durante o conflito com o Hamas na Faixa de Gaza.

Segundo a Ambrey, o incêndio teria sido causado pelo manuseio inadequado do material explosivo. Dados de rastreamento naval analisados pela agência Associated Press confirmam a presença de um dos navios na região em março. O Irã, no entanto, não reconheceu oficialmente o recebimento da carga.

Nas redes sociais, vídeos gravados no momento da tragédia mostram uma fumaça densa e avermelhada subindo antes da explosão — indício de envolvimento de compostos químicos. Em uma das gravações, um homem grita pedindo para que um caminhão de gás se afaste do local. “Vai explodir! Todo mundo evacua!”.

Mais tarde, a agência estatal IRNA noticiou que a Administração Aduaneira do Irã atribuiu a explosão ao armazenamento de “produtos químicos e materiais perigosos” na área do porto, mas sem dar maiores detalhes.

O porto de Shahid Rajaei, localizado na província de Hormozgan, já foi alvo de um ataque cibernético atribuído a Israel em 2020, meses após o governo israelense ter denunciado uma tentativa iraniana de ataque similar contra sua infraestrutura de água.

Imagens divulgadas por canais estatais mostram fumaça preta cobrindo o céu e prédios com janelas destruídas a quilômetros de distância do epicentro. Hospitais da região ficaram lotados com a chegada dos feridos.

O Ministério do Interior iraniano afirmou que abriu uma investigação para apurar as causas do acidente. O presidente Masoud Pezeshkian também manifestou solidariedade às vítimas e seus familiares.

Situado às margens do estratégico Estreito de Ormuz — por onde passa cerca de 20% de todo o petróleo comercializado no mundo —, o porto é um dos principais pontos de entrada e saída de cargas do Irã.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Notícias