ROE dos bancos atinge 15,6% em 2024; índice foi de 15,1% nos 12 meses até junho, afirma BC
Publicado 29/04/2025 • 09:40 | Atualizado há 11 horas
Tarifas de Trump pressionam empresas e podem aumentar preços: ‘Pequenas famílias locais são as que pagam por isso’, diz dona de sorveteria
Isso é o que normalmente acontece com as ações após períodos de alta volatilidade
Novo Nordisk oferecerá Wegovy, medicamento para perda de peso, por meio de telemedicina
Adidas alerta que aumentará preços de todos os produtos nos EUA devido a tarifas
Piores (e melhores) ações durante os difíceis primeiros 100 dias de Trump
Publicado 29/04/2025 • 09:40 | Atualizado há 11 horas
Fachada do Banco Central do Brasil
Marcello Casal Jr/Agência Brasi
O Retorno Sobre Patrimônio Líquido (ROE) do sistema bancário atingiu 15,6% no acumulado de 2024, segundo o Relatório de Estabilidade Financeira (REF) do segundo semestre, divulgado nesta terça-feira pelo Banco Central. Nos 12 meses encerrados em junho, o índice era de 15,1%.
“O perfil de distribuição de ROE do sistema bancário melhorou e a representatividade de entidades com nível de ROE baixo ou negativo nos ativos totais do sistema reduziu”, informou o BC. “O ROE mediano do sistema bancário não apresentou mudança significativa no segundo semestre de 2024, e houve migração de entidades para faixas de ROE mais altas na comparação com dezembro do ano anterior.”
De acordo com a autarquia, as instituições com ROE negativo representavam cerca de 1% dos ativos totais no fim de 2024. Por outro lado, as instituições com ROE acima de 10% representavam mais de 90% do total dos ativos bancários no período.
Leia mais
Conforme o dólar cai, os bancos centrais do mundo ficam numa encruzilhada – desvalorizar ou não a sua moeda
Campos Neto: não teremos aplicativos de bancos, mas marketplace de finanças no futuro
O REF ainda aponta que segmentos do Sistema Financeiro Nacional (SFN) tiveram desempenho distinto no segundo semestre do ano passado. O segmento “digitais” teve, mais uma vez, a maior alta na rentabilidade.
“A recuperação tem sido expressiva nesse segmento dados os efeitos positivos da alavancagem operacional em algumas entidades e da menor pressão das despesas com provisões nos últimos períodos. Essa tendência se manteve, com mais entidades desse segmento melhorando a rentabilidade”, diz o BC no REF.
O Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) teve nova redução na rentabilidade, seguindo a tendência observada desde o fim de 2022, devido à “elevada materialização de risco no crédito não consignado.” “O ROE dos segmentos ‘S1 Privados’, ‘Público’ e ‘Demais IFs’ ficou praticamente estável no segundo semestre de 2024”, diz a autarquia.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings