Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Em meio as tarifas, montadoras relatam aumentos significativos nas vendas em abril
Publicado 01/05/2025 • 15:09 | Atualizado há 3 meses
Ações da Pandora fecham em queda de 18% após balanço e alerta sobre tarifas dos EUA
Futuro do Fed em xeque: divergência entre nomes cotados revela embate sobre independência da instituição
IA acelera disrupção no setor de aluguel e redefine gestão imobiliária nos EUA
Washington D.C. processa Trump por tomada federal do controle da polícia
Com alta de até 170%, em meio à pressão dos EUA, Eli Lilly reajusta preço do Mounjaro no Reino Unido
Publicado 01/05/2025 • 15:09 | Atualizado há 3 meses
A exposição da Ford é vista no Salão Internacional do Automóvel de Nova York em 16 de abril de 2025.
Danielle DeVries | CNBC
DETROIT — Montadoras como a Ford Motor, Hyundai Motor e a Kia relataram na quinta-feira aumentos significativos nas vendas anuais nos EUA em abril, à medida que os consumidores correram para comprar novos veículos antes de potenciais aumentos de preços devido a tarifas.
A compra por medo de tarifas começou no final de março e continuou em abril, impulsionada por várias montadoras oferecendo descontos especiais ou prometendo não aumentar os preços no curto prazo devido às tarifas automotivas do presidente Donald Trump.
“Os resultados de abril são dominados pela perspectiva de futuros aumentos nos preços dos veículos devido a tarifas”, disse Thomas King, presidente da divisão de dados e análises da JD Power.
Mas os bons tempos podem não durar. O economista-chefe da King and Cox Automotive, Jonathan Smoke, observa que a demanda desacelerou no final de abril, com a redução dos estoques de veículos novos e o aumento dos preços, impulsionado pela corrida inicial dos consumidores para comprar.
“A economia e o mercado automobilístico estão em transição para um mundo com tarifas mais altas sobre importações”, disse Smoke na terça-feira. “A primeira fase de frenesi no mercado de veículos de varejo parece já ter passado, pois abril está terminando com menos ímpeto do que começou.”
Smoke disse que os custos mais altos e os estoques mais baixos de veículos são o que provavelmente está “minando o ímpeto e pode levar a vendas menores nas próximas semanas”.
Mas as montadoras aproveitaram a onda de consumo enquanto ela durou.
A Ford relatou um aumento de 16% nas vendas de abril em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado pelos consumidores e também pelo programa de “preços para funcionários” em andamento, lançado pela empresa após as tarifas de 25% impostas por Trump sobre veículos importados entrarem em vigor no início de abril. A Ford anunciou na quarta-feira que estenderia o programa até o fim de semana de 4 de julho.
A Hyundai, que prometeu não aumentar os preços pelo menos até o início de junho, relatou um aumento de 19% nas vendas de sua marca homônima no mês passado, em comparação com abril de 2024.
A Kia, que é de propriedade da empresa controladora da Hyundai, mas opera separadamente nos EUA, disse que suas vendas no mês passado aumentaram cerca de 14% em comparação ao ano anterior.
General Motors relata as vendas de automóveis nos EUA trimestralmente, mas a montadora confirmou na quinta-feira que viu um aumento de 20% no mês passado em comparação a abril de 2024.
Toyota Motor disse na quinta-feira que suas vendas anuais aumentaram 10% no mês passado.
As tarifas de 25% de Trump sobre veículos importados para os EUA entraram em vigor em 3 de abril. Embora ele tenha modificado algumas das tarifas esta semana, taxas adicionais de 25% sobre peças automotivas devem começar no sábado.
As mudanças desta semana incluíram o reembolso às montadoras por algumas peças dos EUA e a redução do “acúmulo” de tarifas entre si para o setor.
O CEO da Ford, Jim Farley, disse na quarta-feira que as mudanças nas tarifas desta semana são úteis, mas mais ações precisam ser tomadas para ajudar as montadoras e fazer a indústria automobilística dos EUA crescer.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Fábrica da chinesa GWM em São Paulo inicia produção com plano de 60% de nacionalização
Economistas avaliam impacto de reunião Trump-Putin sobre inflação, crédito e commodities
Prazo se aproxima para evitar greve da Air Canada
Cultura do excesso: quando o sintoma vira sistema
Nada está fora da mesa de negociações: Trump e Putin se preparam para se encontrar no Alasca