Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Star Wars Day: saga movimenta R$13,5 milhões no Brasil
Publicado 04/05/2025 • 10:00 | Atualizado há 2 meses
Por que os mercados globais ignoram os ataques dos EUA ao Irã
EUA pedem à China que impeça o Irã de fechar o Estreito de Ormuz e afetar o fluxo global de petróleo
Como a mudança de regime no Irã pode afetar os preços globais do petróleo
As ameaças à navegação em torno da Península Arábica estão aumentando, alerta a maior organização global de armadores
Petróleo a US$ 100 o barril? O papel dos EUA na disputa entre Irã e Israel alimenta o nervosismo do mercado
Publicado 04/05/2025 • 10:00 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Foto: Lucasfilm
O mercado de brinquedos licenciados da franquia Star Wars no Brasil continua a crescer, impulsionado por adultos que, desde a infância, desenvolveram uma conexão com a saga. Dados da Circana apontam que, em 2024, a licença Star Wars movimentou R$ 13,5 milhões no país, marcando um aumento de 4% em unidades vendidas em comparação ao ano anterior, com 92 mil unidades comercializadas.
Esse crescimento é atribuído principalmente aos chamados “Kidults”, adultos que buscam reviver suas memórias afetivas por meio do consumo de brinquedos. A categoria voltada para esse público teve um aumento de 6% em 2024, destacando-se a linha de blocos de montar, que registrou um aumento de 8% no faturamento, especialmente os Blocos de Montar Standard.
Guilherme Bocchi, gerente comercial da Circana, explica que o engajamento com a franquia Star Wars se mantém forte. “Apesar do tempo e das mudanças, a franquia segue se expandindo com novas séries e conteúdos, como O Mandaloriano, Obi-Wan Kenobi, Ahsoka e Andor, que mantêm o interesse vivo entre as diferentes gerações”, afirmou.
Embora 48% das vendas sejam concentradas no Sudeste, o Sul do Brasil teve o maior crescimento, com aumento de 11% no faturamento em relação a 2023. O canal especializado continua a ser o maior responsável pelas vendas, representando 59% do volume, mas foi o varejo generalista que teve o maior crescimento, com aumento de 6% no faturamento.
Os produtos mais vendidos incluem as figuras de ação Star Wars Olympus 24cm Assortment, da Hasbro, e a nave Millennium Falcon da Lego. Com um preço médio de R$ 179 por item, Star Wars se firma como uma marca que mistura nostalgia e inovação, atraindo fãs de todas as idades e se consolidando como um forte impulsionador do mercado de brinquedos licenciados no Brasil.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Consumo real aponta desaceleração e impacto maior nas famílias de baixa renda, aponta índice
Trump anuncia cronograma de cessar-fogo entre Israel e Irã que, segundo ele, encerrará a guerra
Amazon, de Jeff Bezos, lança novo lote de satélites de internet Kuiper, para competir com o Starlink de Elon Musk
JBS: subsidiária americana capta US$ 3,5 bilhões em bonds, maior e mais longa da história da companhia
Irã refuta alegações de Trump sobre acordo de cessar-fogo com Israel, mas sinaliza prontidão para encerrar hostilidades