Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
GPA: acionistas aprovam destituição de conselho de administração e elegem novo colegiado; veja nomes
Publicado 05/05/2025 • 18:09 | Atualizado há 5 meses
Paramount Skydance irá adquirir a Free Press, fundada por Bari Weiss
Suprema Corte rejeita apelação de Ghislaine Maxwell por condenação de cumplicidade com Epstein
Jim Cramer comenta sucesso de empreendedor que criou império de burritos na Índia e fatura US$ 23 milhões por ano
Administração Trump retoma perdão de empréstimos estudantis
França mergulha em nova crise política e não há perspectiva imediata para saída
Publicado 05/05/2025 • 18:09 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Foto: Divulgação/Grupo GPA
GPA
Em reunião nesta segunda-feira (5), os acionistas do Grupo Pão de Açúcar (GPA) aprovaram a destituição integral do conselho de administração da companhia, além da eleição de um novo colegiado constituído por nove membros para um mandato unificado de dois anos.
No mês passado, o fundo de investimento “Saint German”, um dos acionistas do GPA e que é controlado por Nelson Tanure, solicitou a convocação de uma assembleia para destituir todo o conselho de administração da companhia.
O fundo, gerido pela Trustree Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários, também solicitou que fosse votada a fixação do número de membros do conselho do Grupo Pão de Açúcar em nove cadeiras para um novo mandato unificado de dois anos.
Ao todo, o grupo conseguiu encaminhar seis dos nove eleitos para o colegiado. Ronaldo Iabrudi, atual vice-presidente do conselho de administração do GPA, foi reconduzido, assim como Cristophe Hidalgo e Marcelo Pimentel. Foram eleitos Helene Esther Bitton, Líbano Miranda Barroso e Sebastián Dario Los.
Os acionistas minoritários conseguiram emplacar três nomes no conselho do GPA. São eles: o investidor Rafael Ferri – que possui 1,2% de participação em seu capital social – o empresário André Luiz Coelho Diniz, do Grupo Coelho Diniz, além do administrador Edison Ticle.
Leia também:
Em comunicação enviada pelo Saint German ao GPA no fim de março, o acionista explicou que solicitou a assembleia “com o intuito de realizar uma avaliação cuidadosa das diretrizes que regem a companhia”, ressaltando que “não tem intenção de alterar substancialmente o direcionamento geral dos negócios sociais, mantendo as atividades e o plano de negócios da companhia alinhados às diretrizes adotadas pela atual administração”.
O acionista afirma, também, que “a sustentabilidade da companhia depende diretamente da sua capacidade de gerenciar e reduzir suas obrigações”, e que “um alto nível de endividamento pode comprometer a liquidez e a capacidade da companhia de investir em oportunidades de crescimento”.
“Estratégias que a administração deve enfatizar para fins de tal redução de endividamento incluem a venda de ativos non core da companhia, bem como a reavaliação e priorização dos investimentos a serem efetuados pela companhia e otimização do capital de giro da companhia. O foco em um balanço sólido permitirá que a companhia tenha mais flexibilidade em suas operações e uma maior capacidade de crescimento”, escreveu o Saint German à época.
Ainda segundo o acionista, a gestão eficiante dos custos e despesas é “crucial para maximizar a rentabilidade da companhia”. “A administração deverá revisar, dentre outros, despesas de aluguéis, custos corporativos e despesas gerais da companhia, e identificar as melhores oportunidades de redução, mantendo os objetivos de atrair e reter talentos aos quadros executivos”, acrescentou o Saint German.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Burger King deixará a Argentina em meio à crise econômica; Alsea vende operação e mantém apenas a Starbucks
Trump diz que começou a fazer negócios com Lula: ‘nos conhecemos e gostamos um do outro’
França mergulha em nova crise política e não há perspectiva imediata para saída
‘Marco Rubio vai cumprir instruções de Trump’, diz Celso Amorim sobre negociações entre Brasil e EUA
A nova cartografia da liderança: IA, talento, geração Z, o humano, o planeta, os modelos de negócios e os vínculos na era digital