Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Acionista pede convocação de assembleia para destituição do conselho do Grupo Pão de Açúcar
Publicado 31/03/2025 • 13:01 | Atualizado há 3 meses
Publicado 31/03/2025 • 13:01 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Em comunicado divulgado no domingo (30) na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Grupo Pão de Açúcar (GPA) informou que o fundo de investimento “Saint German” solicitou a convocação de uma assembleia-geral extraordinária (AGE) para votar a destituição integral do conselho de administração da companhia.
O fundo, gerido pela Trustree Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários, também solicitou que fosse votada a fixação do número de membros do conselho do GPA em nove cadeiras para um novo mandato unificado de dois anos.
“A companhia informa que, após analisar o teor do pedido e o cumprimento dos requisitos aplicáveis, […] convocará uma assembleia-geral extraordinária, dentro do prazo legal”, informou o GPA.
Leia também:
Grupo Pão de Açúcar aprova incorporação da GPA Malls
Em comunicação enviada pelo Saint German, o acionista solicita a convocação da AGE “com o intuito de realizar uma avaliação cuidadosa das diretrizes que regem a companhia”, ressaltando que “não tem intenção de alterar substancialmente o direcionamento geral dos negócios sociais, mantendo as atividades e o plano de negócios da companhia alinhados às diretrizes adotadas pela atual administração”.
O acionista afirma, também, que “a sustentabilidade da companhia depende diretamente da sua capacidade de gerenciar e reduzir suas obrigações”, e que “um alto nível de endividamento pode comprometer a liquidez e a capacidade da companhia de investir em oportunidades de crescimento”.
“Estratégias que a administração deve enfatizar para fins de tal redução de endividamento incluem a venda de ativos non core da companhia, bem como a reavaliação e priorização dos investimentos a serem efetuados pela companhia e otimização do capital de giro da companhia. O foco em um balanço sólido permitirá que a companhia tenha mais flexibilidade em suas operações e uma maior capacidade de crescimento”, escreve o Saint German.
Ainda segundo o acionista, a gestão eficiante dos custos e despesas é “crucial para maximizar a rentabilidade da companhia”.
“A administração deverá revisar, dentre outros, despesas de aluguéis, custos corporativos e despesas gerais da companhia, e identificar as melhores oportunidades de redução, mantendo os objetivos de atrair e reter talentos aos quadros executivos”, acrescentou o Saint German.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Hugo Motta diz que Congresso não aceitará ajuste fiscal sobre os mais pobres
Ações da Kering disparam com nomeação de novo CEO vindo da Renault
Brasil terá acesso a financiamento de R$ 1,3 bi do Fundo de Investimento Climático, diz MME
Meta traz anúncios para o WhatsApp
"Consórcio é a única parcela que você paga para você mesmo", afirma diretor da Unifisa