Uma representação do novo parque temático da Disney na Ilha Yas, em Abu Dhabi.

CNBC Disney anuncia parque temático e resort em Abu Dhabi

Mundo

Novo Papa deve equilibrar pastoral, política e tradição, diz antropóloga da Unicamp

Publicado 07/05/2025 • 19:45 | Atualizado há 15 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • A forte presença de cardeais nomeados por Francisco não garante a continuidade de seu legado, afirmou a professora Brenda Carranza, especialista em antropologia religiosa da Unicamp, em entrevista ao Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC.
  • Ela destacou, no entanto, que a pluralidade trazida por esse grupo pode representar uma renovação importante no colégio cardinalício.
  • Carranza enfatizou que o papel político do papa, consolidado por Francisco, não deve ser abandonado.

A forte presença de cardeais nomeados por Francisco não garante a continuidade de seu legado, afirmou a professora Brenda Carranza, especialista em antropologia religiosa da Unicamp, em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC. “É uma tendência do senso comum pensar que se você nomeia, automaticamente terá apoio de quem nomeou. Mas esses cardeais foram formados nas escolas de Bento XVI e João Paulo II”.

Ela destacou, no entanto, que a pluralidade trazida por esse grupo pode representar uma renovação importante no colégio cardinalício. “Também há quem defenda um papado de transição, para acalmar a situação interna do Vaticano, e outros que pedem um papa jovem, para estabilizar as propostas de Francisco, especialmente as reformas internas e a atuação geopolítica”.

A professora também ressaltou o peso simbólico de um possível papa fora da Europa. “Nunca houve um conclave com tantos países representados, cerca de 70. Isso reforça a possibilidade de termos mais uma vez um papa de fora do velho continente”.

Leia mais:

Conclave movimenta mercado de apostas; saiba quem é o cardeal favorito nas bets

Após 1ª votação do conclave, fumaça preta da Capela Sistina indica que papa não foi escolhido

Ela apontou nomes africanos, asiáticos, latino-americanos e norte-americanos entre os possíveis sucessores, mas ponderou: “Dificilmente os cardeais europeus abrirão mão da possibilidade de eleger alguém da Europa”.

Carranza enfatizou que o papel político do papa, consolidado por Francisco, não deve ser abandonado. “Não acho que o conclave queira perder o espaço internacional conquistado, especialmente na pauta dos pobres, dos refugiados e das políticas migratórias que disseminam o ódio. O Papa é chefe de Estado, líder espiritual e guardião da tradição. É preciso equilíbrio entre essas três dimensões”.

Sobre o tempo da eleição, a professora estimou que não deve se estender além de três dias. “A demora pode ser explicada pela necessidade de consenso e pela adaptação de 80 cardeais novos ao processo. Mas também podemos nos surpreender: quem sabe já na sexta-feira de manhã tenhamos fumaça branca”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Mundo