CNBC UE lança disputa contra tarifas dos EUA ao definir 95 bilhões de euros em contramedidas

Tecnologia & Inovação

TikTok Shop estreia no Brasil e mira vendas por meio de vídeos e lives

Publicado 08/05/2025 • 10:56 | Atualizado há 8 horas

Naty Falla, do Times Brasil

KEY POINTS

  • O TikTok estreia nesta quinta-feira (8) a sua plataforma de e-commerce no Brasil.
  • Chamada de TikTok Shop, a novidade permite que usuários descubram e comprem produtos diretamente no aplicativo, integrando vídeos curtos, transmissões ao vivo e vitrines personalizadas.
  • Segundo estimativa do Santander, a plataforma tem potencial para movimentar até R$ 39 bilhões no país até 2028

Divulgação/TikTok

O TikTok estreia nesta quinta-feira (8) a sua plataforma de e-commerce no Brasil. Chamada de TikTok Shop, a novidade permite que usuários descubram e comprem produtos diretamente no aplicativo, integrando vídeos curtos, transmissões ao vivo e vitrines personalizadas.

Com a chegada da funcionalidade, o Brasil se junta a outros países onde o TikTok aposta no modelo de “compra por descoberta”, em que o usuário é impactado por um produto de forma orgânica, durante a navegação pelo conteúdo.

Estimativas do Santander indicam que a plataforma tem potencial para movimentar até R$ 39 bilhões no país até 2028, o que representaria entre 5% e 9% do comércio on-line nacional.

Segundo o TikTok, a plataforma deve beneficiar tanto grandes marcas quanto pequenos vendedores locais, ao conectar seus produtos a um público amplo e engajado.

Leia mais:

TikTok Shop pode conquistar até 9% das vendas online no Brasil até 2028, diz estudo do Santander

“O TikTok Shop vai impulsionar vendedores locais de todas as regiões do Brasil, ajudando-os a crescer ao conectar seus produtos a um público amplo e engajado”, diz a empresa em comunicado enviado à imprensa. “O TikTok Shop ajuda a fortalecer as economias locais, apoiando empresas de todos os portes e perfis a lançar, desenvolver e expandir seus negócios.”

A proposta é transformar o TikTok em uma experiência de compra completa, com descoberta, checkout e pagamento acontecendo dentro da própria plataforma.

Para isso, o TikTok Shop aposta em:

  • Vídeos e LIVE Shopping: Com apenas um toque, os usuários do TikTok podem comprar produtos marcados diretamente nos vídeos e adquirir itens compartilhados durante transmissões ao vivo que eles assistem no feed Para Você.
  • Vitrine: Compradores da TikTok Shop podem navegar, descobrir e comprar diretamente da Vitrine de uma marca ou criador, encontrada na barra de ferramentas acima do conteúdo de vídeo. Empresas podem organizar coleções de produtos personalizadas diretamente na página do perfil, e compradores podem selecionar produtos da Vitrine para explorar com mais detalhes.

Leia também:

Como o TikTok Shop está superando a Amazon e Temu no espaço de compras via redes sociais

  • Programa de Afiliados: Uma nova forma de conectar criadores a vendedores através do marketing de produtos baseados em comissões. Os criadores têm uma nova maneira de monetizar sua criatividade ao compartilhar produtos em vídeos curtos e transmissões ao vivo, e os vendedores podem escolher o plano de afiliados que melhor se adapta à sua marca.
  • Suporte ao Vendedor: Para auxiliar os vendedores em sua jornada, o TikTok oferece uma plataforma de aprendizado online com recursos e ferramentas gratuitas para educar, responder a perguntas e fornecer instruções sobre como começar a vender na plataforma.

Para Bruno Almeida, CEO da US Media, a chegada do TikTok Shop ao Brasil é um reflexo da evolução da jornada de consumo. “O comportamento das pessoas está mais imediatista, visual e conectado a experiências nativas dentro das plataformas, e as marcas precisam entender cada vez mais de mídia, contexto e narrativa para gerar vendas reais”, analisa.

Segundo o TikTok, houve investimento em segurança para garantir uma experiência confiável tanto para quem compra quanto para quem vende. “Fizemos investimentos significativos para garantir uma experiência de compra segura para nossos compradores, vendedores e marcas”, conclui o comunicado.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Tecnologia & Inovação