Ubisoft é a editora por trás de "Assassin’s Creed".

CNBC Criadora de Assassin’s Creed, francesa Ubisoft despenca 18%, com lucros decepcionantes

Mundo

Grupo de 21 economias — incluindo EUA e China — alerta para desaceleração do crescimento devido a tensões comerciais

Publicado 15/05/2025 • 06:42 | Atualizado há 14 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A Cooperação Econômica Ásia-Pacífico prevê que o crescimento cairá para 2,6% em 2025, ante 3,6% no ano anterior.
  • A Cooperação Econômica Ásia-Pacífico prevê que o crescimento cairá para 2,6% em 2025, ante 3,6% no ano anterior.
  • Comentários de antigos e atuais funcionários comerciais à CNBC também ecoaram essa visão, enfatizando a importância da “previsibilidade” no comércio global.
Bandeira dos Estados Unidos e da China

Bandeira dos Estados Unidos e da China

Canva Images

Um grupo intergovernamental de 21 economias, incluindo os Estados Unidos e a China, alertou na quinta-feira (15) que seu crescimento coletivo corre o risco de uma desaceleração acentuada, já que as tensões tarifárias e a incerteza política pesam sobre os investimentos e o comércio.

A Cooperação Econômica Ásia-Pacífico prevê que o crescimento cairá para 2,6% em 2025, ante 3,6% no ano anterior.

“Desde aumentos de tarifas e medidas retaliatórias até a suspensão de procedimentos de facilitação de comércio e a proliferação de barreiras não tarifárias, estamos testemunhando um ambiente que não é propício ao comércio”, disse Carlos Kuriyama, Diretor da Unidade de Apoio à Política da APEC, em uma reunião na Coreia do Sul.

Kuriyama também disse que a incerteza estava pesando na confiança empresarial, levando muitas empresas a adiar investimentos e lançamentos de novos produtos até que a situação se tornasse “mais previsível”.

O encontro acontece em um momento em que a postura comercial agressiva do presidente dos EUA, Donald Trump, e as tarifas “recíprocas” massivas têm provocado medidas retaliatórias por parte dos parceiros. Embora as tarifas “recíprocas” tenham sido suspensas, o ambiente permanece repleto de incertezas.

Kuriyama observou que restaurar a confiança no comércio exige não apenas aliviar as tensões, mas também ações como fortalecer a resiliência da cadeia de suprimentos e melhorar a transparência das regras e procedimentos comerciais.

Comentários de antigos e atuais funcionários comerciais à CNBC também ecoaram essa visão, enfatizando a importância da previsibilidade no comércio global.

A ex-ministra do comércio canadense, Mary Ng, disse ao “Squawk Box Asia” que o que as empresas, os empreendedores e os países buscam são acordos comerciais que ofereçam aos parceiros comerciais uma certa previsibilidade para fazer negócios entre si.

Ng era ministro do Comércio quando Trump impôs taxas de 25% sobre aço e alumínio — os EUA são o maior mercado de aço do Canadá — e buscou uma consulta formal com os EUA para tratar de questões relacionadas a tarifas.

Acredito que todos devemos às nossas economias, às nossas pessoas, às nossas empresas, fazer o nosso melhor, criar os ambientes com as condições adequadas, para que haja previsibilidade, para que as regras existam, para que as empresas possam contar com isso e possam planejar com base nisso. É isso que eles esperam que os governos façam.

O Ministro do Comércio e Investimento da Malásia, Tengku Zafrul Aziz, que comemorou a recente redução das tensões comerciais entre os EUA e a China, enfatizou a importância do diálogo entre os países.

A Malásia e outros países da ASEAN acreditam em um “sistema de comércio multilateral baseado em regras”, disse ele à CNBC.

A Diretora-Geral da Organização Mundial do Comércio, Ngozi Okonjo-Iweala, também participou do evento e pediu que “deve haver um diálogo com os EUA para descobrir por que chegamos onde estamos e o que podemos fazer a respeito”.

Ela alertou sobre as tensões entre os EUA e a China, dizendo que “se o mundo se dividir em dois blocos comerciais globais, poderemos perder 7% do PIB global no longo prazo”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo