Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Acordos de Trump ajudam a Nvidia a se tornar a mais nova ação ‘Magnificent Seven’ a reduzir perdas
Publicado 15/05/2025 • 07:33 | Atualizado há 2 meses
Ações da Tesla despencam após Trump dizer que DOGE deveria analisar os subsídios de Elon Musk
Premier League Inglesa integra IA da Microsoft em novo acordo de 5 anos
Apesar de déficit, bancos dizem que o ‘grande e belo projeto de lei’ de Trump pode impulsionar a economia dos EUA
Atividade industrial da China cresce inesperadamente em junho, mostra pesquisa
O último ciclo de taxas do Banco Central Europeu está ‘concluído’, diz economista-chefe
Publicado 15/05/2025 • 07:33 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Jensen Huang, CEO da Nvidia.
Simon Liu/Gabinete do Presidente
O grupo de ações “Magnificent Seven” — que inclui a Alphabet, Amazon, Apple, Meta Plataformas, Microsoft, Nvidia e Tesla — impulsionou grande parte do ganho de 23,31% da libra esterlina do S&P 500 em 2024.
Essas ações também foram algumas das mais afetadas pelas tarifas do presidente americano Donald Trump. Aquelas que dependem fortemente de cadeias de suprimentos globais e mercados de exportação, como Apple e Nvidia, foram as mais afetadas. Em contraste, Meta e Microsoft, que obtêm a maior parte de sua receita de serviços digitais, como vendas de anúncios ou software empresarial, viram suas ações subirem este ano.
Na quarta-feira, a Nvidia se juntou à Meta e à Microsoft para se tornar o terceiro membro do Magnificent Seven a negociar no verde no acumulado do ano. É um movimento significativo porque a fabricante de chips — como o nome sugere — não lida com produtos intangíveis que possam escapar das barreiras comerciais.
A recuperação da Nvidia sugere que os acordos sob o governo Trump — em termos de acordos tarifários e laços bilaterais amplos, como os que ele está estabelecendo com a Arábia Saudita em sua visita de Estado — estão proporcionando um ambiente melhor para as empresas. Mas também enfatiza o quão volátil o mercado pode ser este ano, quando o motor por trás do rali alucinante de 2024 pode se esvair nas semanas que cercam o “Dia da Libertação” de Trump.
Três dias consecutivos de ganhos para o S&P 500.
Os mercados americanos negociaram em diferentes direções na quarta-feira. O S&P 500 subiu 0,1% e o Nasdaq Composite subiu 0,72%.
O índice de tecnologia pesada foi impulsionado por um aumento de 4,7% na AMD ações após a empresa de chips anunciar uma recompra de US$ 6 bilhões, bem como um aumento nas ações da Nvidia.
O Índice Industrial Dow Jones cedeu 0,21%. As ações da Ásia-Pacífico caíram na quinta-feira. Nikkei 225 do Japão caiu cerca de 0,9% e o Índice Hang Seng de Hong Kong caiu quase 1%.
Nvidia volta ao verde.
A Nvidia subiu mais de 4% na quarta-feira, impulsionada pela notícia de que venderia mais de 18.000 de seus principais chips de inteligência artificial para a Arábia Saudita. A alta das ações da Nvidia coloca a Nvidia em território positivo no ano, tornando-se a mais recente ação do grupo “Magnificent 7” a retornar ao verde em meio à recuperação do mercado em geral. Amazon, Alphabet, Tesla e Apple ainda enfrentam perdas no preço de suas ações no acumulado do ano.
Maior acordo para Boeing e Qatar Airways
Boeing e a Qatar Airways anunciaram na quarta-feira (14) um acordo para a companhia aérea do Oriente Médio comprar até 210 jatos durante a visita de Estado de Trump ao emir do Catar. O pedido, que é o maior da história da Qatar Airways — e da Boeing, segundo Trump — é um impulso para a fabricante de aviões em dificuldades, que não registra lucro desde 2018.
‘Gosto muito de você’: Trump ao príncipe herdeiro saudita
No Fórum de Investimento EUA-Arábia Saudita na terça-feira, que contou com a presença de CEOs como Elon Musk da Tesla, Jensen Huang da Nvidia e Larry Fink. Trump fez um discurso no qual elogiou a Arábia Saudita e disse ao príncipe herdeiro do país, Mohammed bin Salman — que estava na plateia — “Gosto muito de você”. Trump também se encontrou com o líder sírio Ahmed al-Sharaa na Arábia Saudita no mesmo dia.
Ações podem testar novamente as mínimas de abril: Steve Cohen
Steve Cohen, fundador da empresa de investimentos Point72, disse acreditar que as ações podem “voltar às mínimas” em abril e que há 45% de chance de recessão. Cohen, no entanto, afirmou que uma queda no mercado de ações não seria necessariamente uma “calamidade”.
Buscando combater o domínio mineral da China, o governo Trump assinou em abril uma abrangente ordem executiva para acelerar a mineração em águas profundas nos EUA e internacionais.
A medida foi criada para ajudar empresas privadas a acessar bilhões de toneladas de rochas do tamanho de batatas, conhecidas como nódulos polimetálicos, ricas em minerais estrategicamente importantes.
A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA, uma agência governamental, pareceu receber bem o anúncio de Trump, dizendo que a ordem executiva anuncia “a próxima corrida do ouro” e prepara o terreno para “uma próspera indústria manufatureira nacional”.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Patricia Pradal assume a presidência da Chevron América do Sul
Governo decide acionar STF para manter decretos sobre o IOF
Trump chama Japão de 'mimado' e diz que vai mandar uma carta sobre tarifas
SAS encomenda 55 jatos da Embraer por US$ 4 bilhões
Em junho, a inflação na zona do euro sobe e alcança a meta de 2% do Banco Central Europeu