Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Walmart alerta preços mais altos devido a tarifas
Publicado 15/05/2025 • 11:35 | Atualizado há 3 meses
Senadores democratas pedem a Trump que reconsidere venda de chips avançados de IA para a China
Samsung ganha espaço nos EUA e tira fatia de mercado da Apple com celulares dobráveis em alta
Applied Materials cai 13% após previsão fraca devido à demanda na China
Analista diz que intervenção do governo na Intel é ‘essencial’ para a segurança nacional dos EUA
Mercado imobiliário global segue caro: nem o mais ‘acessível’ cabe no bolso
Publicado 15/05/2025 • 11:35 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Unsplash
Nesta quinta-feira (15), o Walmart divulgou mais um trimestre sólido, impulsionado pelos ganhos de vendas nos Estados Unidos, mas alertou sobre preços mais altos e a incerteza contínua em relação às tarifas do presidente Donald Trump.
“Faremos o possível para manter nossos preços o mais baixo possível, mas, dada a magnitude das tarifas, mesmo com os níveis reduzidos, não conseguiremos absorver toda a pressão”, disse o presidente-executivo, Doug McMillon, em uma teleconferência com analistas.
Leia mais
Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Tarifária
Ações devem abrir em queda com foco em noticiário corporativo e dados econômicos
Os executivos do Walmart comemoraram a redução da guerra comercial entre EUA e China, anunciada no início desta semana, mas disseram que as taxas sobre a China continuam muito altas. As tarifas têm um impacto particularmente forte em itens como eletrônicos e brinquedos.
Além disso, McMillon sinalizou tarifas sobre países como Costa Rica, Peru e Colômbia para itens como bananas, abacates, café e rosas.
“Faremos o possível para controlar o que pudermos para manter os preços dos alimentos o mais baixo possível”, disse McMillon.
Os comentários foram feitos após o Walmart reportar lucros de US$ 4,5 bilhões, queda de 12,1% em relação ao mesmo período do ano passado, mas superando as expectativas dos analistas. A receita aumentou 2,5%, para US$ 165,6 bilhões.
A gigante do varejo registrou um aumento de 4,5% nas vendas comparáveis do primeiro trimestre nas lojas do Walmart nos EUA, impulsionando outro desempenho robusto no setor de alimentos.
McMillon afirmou que a escala do Walmart permite que ele absorva tarifas sobre alguns itens sem as repassar aos consumidores. Em alguns casos, os fornecedores migraram para materiais isentos de tarifas, como fibra de vidro, em vez de alumínio, que tem tarifa.
Além da China, o Walmart importa fortemente para os Estados Unidos do México, Vietnã, Índia e Canadá. O governo Trump está em vários estágios de negociação após o anúncio abrangente do presidente em 2 de abril, que afetou todos os parceiros comerciais dos EUA.
Embora tenha mantido suas projeções para o ano inteiro, a empresa não ofereceu uma previsão de lucro para o segundo trimestre, citando incertezas em relação à política comercial dos EUA.
“Dada a natureza dinâmica do cenário e a gama de resultados de curto prazo sendo extremamente ampla e difícil de prever, achamos melhor não fornecer uma previsão específica para o crescimento da receita operacional e do lucro por ação no segundo trimestre”, disse o diretor financeiro John David Rainey em uma apresentação.
Neil Saunders, diretor-gerente da GlobalData, afirmou que o Walmart estava melhor posicionado do que outros varejistas em meio às tarifas devido à importância dos alimentos, uma categoria em que “os consumidores continuarão a priorizar os gastos por necessidade”, afirmou em nota.
“Embora as ondas causadas pelas tarifas pareçam agora mais calmas, seria incorreto presumir que as águas estejam completamente seguras. Haverá muitas outras perturbações pela frente”, disse Saunders, acrescentando que o Walmart é “um dos navios mais robustos” do varejo.
As ações caíram 0,7% no pré-mercado.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Times | CNBC e Financial Times realizam evento em São Paulo com abertura de Fernando Haddad
Haddad prevê assinatura do acordo Mercosul–União Europeia até início de 2026
Semana decisiva para política monetária com prévia do PIB brasileiro e discurso de Powell
“Nada de Ucrânia na OTAN”, diz Trump ao pressionar por acordo de paz com a Rússia
Boletim Focus aponta inflação de 2025 abaixo de 5% e reforça expectativa de Selic em 15%