CNBC

CNBCPor que as vendas da Tesla Cybertruck estão abaixo do esperado?

Serviços & Varejo

Especialista critica falta de regulamentação para motos por aplicativo em SP: ‘É um processo desorganizado”

Publicado 16/05/2025 • 20:15 | Atualizado há 3 meses

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • Após nova suspensão do serviço de mototáxis por aplicativo em São Paulo, o especialista em mobilidade urbana Rafael Calabria defendeu a regulamentação do setor, em entrevista ao Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC.
  • Sobre a preocupação com a segurança, Calabria destacou que o problema já existe com outros modais.
  • Para ele, a ideia de proibir o serviço não é o caminho certo, visto que a demanda já se impôs.

Rafael Calabria, especialista em mobilidade urbana

Divulgação/Idec

Após nova suspensão do serviço de mototáxis por aplicativo em São Paulo, o especialista em mobilidade urbana Rafael Calabria defendeu a regulamentação do setor, em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.

“É um processo desorganizado, porque a briga fica sempre no judiciário. Falta a Prefeitura e a Câmara avançarem e regulamentarem esse serviço, dar regras claras, organizar o processo”.

Sobre a preocupação com a segurança, Calabria destacou que o problema já existe com outros modais. “A segurança viária é o tema mais grave, por impactar mortes e perda de vidas. Mas esse problema já acontece com as motos de entrega, de passeio, com ciclistas e pedestres. A prefeitura precisa encarar esse problema com ações modernas e infraestrutura mais segura”, disse.

O especialista em mobilidade, a ideia de proibir o serviço não é o caminho certo, visto que a demanda já se impôs. “Me parece que o caminho de proibir está superado. A cidade não pode basear seu transporte em aplicativos, mas também não pode ignorar essa realidade. É preciso fortalecer o transporte coletivo e enfrentar os problemas do trânsito”.

Leia mais:

Desemprego cresce no início de 2025, mas cenário ainda é positivo, avalia economista da FGV

“Setor infantil nos EUA depende de 90% a 95% da China”, diz CEO da MacroBaby

Calabria defendeu exigências técnicas na regulamentação, como equipamentos adequados e condições dignas de trabalho. “Essas pessoas não podem ter jornadas extenuantes. É necessário ter uma remuneração justa, pontos de apoio com banheiro e água, e garantias para quem se acidenta ou perde o veículo”.

O especialista em mobilidade também falou sobre a confusão entre mototáxi e moto por aplicativo: “Esse nome mototáxi tem confundido o debate. O que está sendo discutido é o Moto App. As empresas não querem operar como mototáxi tradicional com alvará e taxímetro, mas sim por aplicativo, como já fazem com os carros”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Serviços & Varejo