Ray Dalio diz que o risco para os títulos do Tesouro dos EUA é ainda maior do que aponta a Moody’s
Publicado 19/05/2025 • 13:44 | Atualizado há 8 horas
Risco de recessão não desapareceu apesar da redução das tarifas, afirma economista-chefe global do Morgan Stanley
China diz que EUA prejudicaram negociações comerciais com alerta sobre chip da Huawei
Tarifas de Trump criam a “tempestade perfeita” para golpes, diz especialista em segurança cibernética
Microsoft apresenta agente de IA do GitHub que programa para você
Warren Buffett não subirá ao palco na próxima reunião de acionistas da Berkshire Hathaway
Publicado 19/05/2025 • 13:44 | Atualizado há 8 horas
KEY POINTS
Ray Dalio
Web Summit /Flickr
O fundador e bilionário da Bridgewater Associates, Ray Dalio, alertou nesta segunda-feira (19) que o rebaixamento da classificação de crédito soberano dos EUA pela Moody’s subestima a ameaça aos títulos do Tesouro americano, afirmando que a agência de crédito não está considerando o risco de o governo federal simplesmente imprimir dinheiro para pagar sua dívida.
“Você deve saber que as classificações de crédito subestimam os riscos de crédito porque elas apenas avaliam o risco de o governo não pagar sua dívida”, disse Dalio em uma publicação na plataforma de mídia social X.
Leia mais
Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Tarifária
Secretário do Tesouro dos EUA diz não ‘concordar com tudo’ sobre decisão da Moody’s
“Elas não incluem o risco maior de que os países endividados imprimam dinheiro para pagar suas dívidas, fazendo com que os detentores dos títulos sofram perdas com a redução do valor do dinheiro que estão recebendo (em vez da redução da quantidade de dinheiro que estão recebendo)”, disse o fundador da Bridgewater.
A Moody’s rebaixou na sexta-feira (16) a classificação de crédito dos EUA em um nível, de Aaa para Aa1, citando o crescente déficit orçamentário do governo federal e o aumento dos pagamentos de juros sobre a dívida. Foi a última das três principais agências de crédito a rebaixar os EUA da classificação mais alta possível.
As ações dos EUA caíram na segunda-feira, com o rendimento dos títulos do Tesouro de 30 anos subindo para 4,995% e o rendimento das notas de 10 anos subindo para 4,521% em resposta ao rebaixamento da Moody’s.
“Em outras palavras, para aqueles que se preocupam com o valor do seu dinheiro, os riscos para a dívida pública dos EUA são maiores do que as agências de classificação de risco estão divulgando”, disse Dalio.
Os ativos sob gestão da Bridgewater caíram 18% em 2024, para cerca de US$ 92 bilhões, informou a Reuters em março, abaixo do pico recente de US$ 150 bilhões em 2021.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.