Xreal Aura é o óculos com sistema operacional Android XR do Google para competir com Meta e Apple
Publicado 20/05/2025 • 16:13 | Atualizado há 9 horas
Google lança serviço de assinatura VIP para IA chamado Ultra
Por que Walmart decidiu anunciar que aumentaria os preços e arriscar a fúria de Trump
HSBC vê sinais de realocação global para ações europeias
Primeiro-ministro do Catar nega que presente de jato para Trump seja suborno
China corta taxas básicas de juros pela primeira vez em 7 meses para impulsionar o crescimento
Publicado 20/05/2025 • 16:13 | Atualizado há 9 horas
KEY POINTS
Foto: Google
A Xreal lançou o Project Aura, óculos de realidade estendida que funcionam com o sistema operacional XR do Google. O lançamento da Xreal é significativo, pois o Google tenta se tornar um grande sistema operacional para óculos e fones de ouvido inteligentes de realidade virtual e aumentada.
Gigantes da tecnologia, como Apple e Meta, veem a realidade estendida como um potencial novo paradigma na computação. A Xreal afirmou que seus óculos do Project Aura rodarão o Google Android XR.
Leia mais:
Samsung apresenta o rival do Apple Vision Pro, o headset Moohan
Nesta terça-feira (20), a Xreal anunciou um conjunto de óculos de “realidade estendida” que utilizam o software Android XR do Google, enquanto as empresas buscam enfrentar a Meta e a Apple em um novo campo.
O lançamento marca um passo inicial do Google, da Alphabet, para se tornar um grande sistema operacional para futuros óculos e fones de ouvido inteligentes de realidade virtual e aumentada, assim como o Android se tornou a opção padrão para a maioria dos smartphones.
A Xreal, uma empresa chinesa apoiada pelo Alibaba, chama seus óculos de Project Aura e os descreve como um produto leve de realidade estendida — ou XR. XR é um termo abrangente que engloba tecnologias que misturam mundos reais e virtuais.
O Android XR, sistema operacional do Google para esses produtos, foi lançado no ano passado e é integrado ao assistente de IA Gemini.
O Projeto Moohan da Samsung, um tipo de fone que busca rivalizar com o Vision Pro de US$ 3.500 (cerca de R$ 17.500 na conversão direta) da Apple, foi o primeiro dispositivo anunciado que roda o Android XR. A Samsung planeja lançar o hardware ainda este ano.
O Project Aura da Xreal é o segundo dispositivo anunciado que funcionará com o Android XR, sendo o primeiro dispositivo nesse formato de óculos.
Poucos detalhes foram divulgados sobre a tecnologia, que foi anunciada na conferência Google I/O. A Xreal afirmou que os óculos terão chips Snapdragon XR da Qualcomm, especialmente projetados para esses tipos de hardware.
A Xreal também informou que os óculos serão “conectados”, o que significa que eles se ligarão a outro dispositivo para funcionar. A empresa ainda não forneceu detalhes sobre a que os óculos precisarão estar conectados.
A startup já lançou produtos anteriores que rodavam seu sistema operacional próprio, apresentavam seus próprios chips e se conectavam a um segundo dispositivo próprio. Mas o Project Aura agora dependerá mais do software do Google e dos semicondutores da Qualcomm.
O cronograma e o preço do Project Aura não foram imediatamente divulgados. A Xreal provavelmente lançará um fone para desenvolvedores começarem a experimentar e construir aplicativos primeiro, e depois um produto para consumidores em uma data posterior.
Para o Google, quanto mais dispositivos rodarem o Android XR, mais atraente será para os desenvolvedores criarem aplicativos para o sistema operacional. Uma grande parte do sucesso de qualquer sistema operacional é a qualidade dos aplicativos disponíveis para os usuários.
Para a Xreal, ser um parceiro inicial do Google e trabalhar com a Qualcomm dará acesso às mais recentes tecnologias no espaço XR, além de marketing para seus produtos.
O lançamento do Project Aura também marca um aumento na competição com a Meta e seus esforços contínuos com o produto Meta Ray-Ban e empresas como a Snap, que revelou um novo conjunto de seus Spectacles no ano passado.
Os óculos também oferecem uma alternativa aos fones de ouvido volumosos. Gigantes da tecnologia, incluindo Apple e Meta, veem a realidade estendida como um potencial novo paradigma na computação.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Google impulsiona a era da realidade aumentada com novo óculos inteligente com IA
Mercado de bebês reborn cresce nas redes e atrai novos públicos, diz empresária
JP Morgan libera compra de Bitcoin para clientes e amplia presença no setor cripto
BYD chega a 180 concessionárias no Brasil; chinesa já ocupa o 9º lugar em vendas
Usuários relatam falhas em pagamentos digitais e transações via Pix