CNBC
Mercado de trabalho aquecido pressiona inflação, diz economista.

CNBC15 empregos bem pagos nos EUA que não exigem diploma universitário

Notícias do Brasil

Meta expande cabo de internet submarino de 2,5 mil km para o sul do Brasil

Publicado 21/05/2025 • 08:07 | Atualizado há 7 meses

KEY POINTS

  • Porto Alegre será o primeiro grande hub digital internacional do sul do Brasil.
  • O cabo Malbec já conecta RJ, SP e Buenos Aires; agora incluirá o RS.
  • A nova infraestrutura deve atrair empresas, reduzir custos e melhorar os serviços de conectividade.
Com Malbec, será o primeiro cabo internacional de internet a chegar ao RS. Chegada do cabo reforça posição do Brasil como líder regional de infraestrutura digital.

Na imagem, da esquerda para a direita: Artur Lemos, chefe da Casa Civil; Murillo Laranjeira, diretor de Políticas Públicas da Meta; Danielle Callazans, secretária de Planejamento, Governança e Gestão; Eduardo Leite, governador do RS; Yana Dumaresq Sobral Alves, diretora de Economia para América Latina da Meta; Kaliana Kalache, diretora de Políticas Públicas, Legislativo, da Meta; e Ana Luiza Valadares, diretora de Políticas Públicas, Conectividade e Infraestrutura da Meta para América Latina.

Divulgação/Meta

A Meta anunciou na terça-feira (20) a expansão do cabo submarino Malbec até a cidade de Porto Alegre (RS), marcando a chegada da infraestrutura internacional ao sul do Brasil. O projeto, desenvolvido em parceria com a empresa V.tal, prevê a conclusão da obra até 2027.

O Malbec já conecta o Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Buenos Aires (Argentina). Com a nova extensão, Porto Alegre será integrada a essa rede, tornando-se o primeiro grande hub digital internacional da região Sul.

“A expansão do Malbec para Porto Alegre é um marco da conectividade na América do Sul, beneficiando milhões de pessoas no Brasil e posicionando a capital gaúcha como o primeiro grande hub digital internacional do sul do país. Contribuirá para a atração de empresas de infraestrutura digital, baixando custos para empresas e melhorando serviços ao consumidor”, afirmou Ana Luiza Valadares, diretora de Políticas Públicas, Conectividade e Infraestrutura da Meta para a América Latina.

O CEO da V.tal, Felipe Campos, destacou o potencial econômico do projeto:

“O impacto desse projeto será significativo para a economia digital local, posicionando Porto Alegre como um novo hub de conectividade. Será uma infraestrutura única que vai atrair o interesse das operadoras, OTTs e provedores de internet, além de outras empresas de cabos submarinos.”

Infraestrutura irá beneficiar Santa Catarina e Paraná e vai melhorar conexão com outros países

A infraestrutura deve beneficiar também os estados vizinhos de Santa Catarina e Paraná, além de melhorar a conexão com outros países do Cone Sul, como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

“Este investimento em conectividade submarina, plenamente alinhado ao nosso Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, representa um marco estratégico para o futuro do Estado. Além disso, fomenta projetos de inteligência artificial, tecnologias que já transformam o presente e definirão o futuro da inovação, setor em que o Rio Grande do Sul é líder no Brasil, segundo o ranking de competitividade dos Estados”, afirmou o governador Eduardo Leite.

O novo trecho do cabo Malbec também deve aumentar a resiliência da infraestrutura digital local, especialmente após as enchentes de 2024 que afetaram o sistema de telecomunicações no estado. A Meta reforçou que investimentos em conectividade são fundamentais para garantir o acesso às tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, em todo o país.

Confira abaixo o mapa do cabo de internet Malbec:

Malbec, que já atende São Paulo e Rio de Janeiro, chega ao Rio Grande do Sul. Estrutura vai ajudar também estados da região do Mercosul, como Argentina, Uruguai e Paraguai.
Malbec, que já atende São Paulo e Rio de Janeiro, chega ao Rio Grande do Sul. Estrutura vai ajudar também estados da região do Mercosul, como Argentina, Uruguai e Paraguai.
Malbec, que já atende São Paulo e Rio de Janeiro, chega ao Rio Grande do Sul. Estrutura vai ajudar também estados da região do Mercosul, como Argentina, Uruguai e Paraguai. | Reprodução/Submarine Cable Map

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;