De IA à realidade estendida: confira as principais inovações anunciadas no Google I/O 2025
Publicado 25/05/2025 • 08:00 | Atualizado há 1 dia
Especialistas dizem quanto dinheiro em espécie você deve carregar na carteira
Médica descobre “nutriente da longevidade” e revela o alimento que consome todos os dias para manter a saúde em dia
Por que o primeiro-ministro do Reino Unido segue impopular mesmo após vitórias importantes?
Comida ‘ruim’ e segurança ‘frouxa: os bastidores do jantar de US$ 148 milhões do memecoin de Trump
Chances de recessão aumentaram depois que Trump aumentou as tensões comerciais, diz investidor
Publicado 25/05/2025 • 08:00 | Atualizado há 1 dia
Na semana que passou, aconteceu o Google I/O 2025. O evento, que acontece desde 2008, é a principal conferência anual de desenvolvedores e vitrine de novidades organizada pelo Google, na Califórnia, nos Estados Unidos.
A gigante da tecnologia apresentou diversas inovações e atualizações mais recentes, principalmente relacionadas à IA (inteligência artificial), sendo o movimento no qual o Google, e suas concorrentes como Microsoft e Meta, vêm apostando nos últimos anos.
Confira abaixo quais novidades que podem chegar para inovar e revolucionar nossa rotina.
Os avanços da inteligência artificial (IA) estão entre as principais novidades, mais especificamente, no Gemini.
Com a nova versão da ferramenta de inteligência artificial generativa, o Gemini 2.5, eles aprimoraram com as versões Flash e Pro. Enquanto a Flash promete ser uma versão mais rápida e eficiente, a Pro possui dois aprimoramentos principais: Deep Think e Segurança Aprimorada.
O Deep Think é um raciocínio aprimorado para tarefas complexas de matemática e codificação, disponível inicialmente para assinantes do Google AI Ultra. Ele também fornece mais de uma resposta antes de mandar a solução final.
A Segurança Aprimorada traz melhorias contra-ataques de injeção de prompt, fazendo do Gemini 2.5 o modelo mais seguro do Google.
Outra importante atualização foi a integração do Gemini com os outros aplicativos do Google, com o intuito de tornar a IA mais pessoal, se conectando com o Maps, Agenda, Tarefas e Google Keep.
Além disso, agora o Gemini também realiza tarefas como pesquisar apartamentos e agendar visitas, disponível para assinantes do Google AI Ultra. Essa funcionalidade ainda é experimental.
O Gemini também foi integrado ao ecossistema do Google: na busca, com o “AI Mode”; no Chrome (apenas para assinantes); no Google Meet, com tradução de voz em tempo real, mantendo a entonação do falante; integração no Android Studio (para desenvolvedores), auxiliando no teste de aplicativos; e Gemini em carros (Android Auto e Google Built-in) — a Volvo será uma das primeiras a integrar o Gemini em carros com Google Built-in.
Uma nova ferramenta de acesso apresentada foi o Upgrade Gratuito para Estudantes, no qual estudantes universitários, em alguns países (incluindo o Brasil), podem receber um upgrade do Gemini por um ano letivo, sem custos.
O Jules é o novo agente de codificação de IA do Google, lançado apenas em seu formato beta, gratuito, porém com acesso limitado.
Algumas de suas principais funções são: automatizar e agilizar tarefas de programação, como corrigir bugs, criar novos recursos e escrever testes.
Ele se integra com o GitHub, clona seu código em um ambiente seguro na nuvem, estuda o projeto e executa as tarefas de forma autônoma.
Mesmo sendo uma ferramenta nova, ele é construído sobre o Gemini 2.5 Pro. Esse mecanismo busca ajudar desenvolvedores em tarefas repetitivas, com o intuito de incentivá-los a se concentrarem em aspectos criativos.
A ferramenta de criação de cinematografia baseada em IA. O propósito do Flow é permitir que os usuários tenham mais controle sobre os elementos visuais, como iluminação, movimentação das câmeras e estilos artísticos.
O acesso a essa ferramenta é apenas para assinantes do Google AI Pro e do Google AI Ultra. Segundo o Google, “o Flow utiliza os mais recentes modelos de IA do Google, como o Veo 3 (para geração de vídeo e áudio de alta qualidade) e o Imagen 4 (para geração de imagens e texto preciso)”.
O assistente de IA universal e multimodal do Google busca ser um “agente de IA” capaz de ver, ouvir, conversar e compreender o mundo ao seu redor. O protótipo demonstrado no evento foi um dos grandes destaques. Esse assistente também está integrado ao Gemini.
Algumas tarefas incluem:
O antes nomeado Project Starline, renomeado para Google Beam, é uma tecnologia de comunicação virtual super-realista, que tem a capacidade de projetar uma pessoa em 3D, como se estivesse no mesmo lugar do usuário. Outro avanço do Google sobre essa tecnologia é a parceria com a HP para integrar o Beam com dispositivos compatíveis.
No Google I/O 2025, o Google revelou sua estratégia dupla para a realidade estendida (XR): óculos de realidade aumentada (AR) leves com a Xreal (Project Aura) e um headset de realidade virtual (VR) imersivo com a Samsung (Project Moohan).
Os dois dispositivos serão alimentados pela nova plataforma Android XR e pela IA do Gemini, prometendo experiências conectadas e inteligentes que se adaptam a diferentes necessidades de uso.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Após breve queda do X, Musk diz que vai retomar o foco nos negócios
Suspensão de exportações de frango deve aliviar IPCA em até 0,10 pp nos próximos meses
Warren Buffett vai se aposentar como CEO, mas ainda planeja ir ao escritório: "Não vou ficar em casa assistindo novela"
Economia é importante, mas não é o único fator que vai definir o resultado da eleição, diz Haddad
De IA à realidade estendida: confira as principais inovações anunciadas no Google I/O 2025