CNBC Médica descobre “nutriente da longevidade” e revela o alimento que consome todos os dias para manter a saúde em dia

Mundo

Comércio de bens dos países do G20 avança, mas setor de serviços mantém resultado desigual, diz OCDE

Publicado 23/05/2025 • 13:26 | Atualizado há 2 dias

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • As exportações de bens dos Estados Unidos cresceram 3,5% no primeiro trimestre de 2025, impulsionadas pelas vendas de aeronaves e computadores. Os dados preliminares foram divulgados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
  • De acordo com o levantamento, o comércio internacional de mercadorias entre as economias do G20 registrou alta no período, enquanto o comércio de serviços manteve comportamento irregular.
Imagem de bandeiras dos países participantes do G20.

Imagem de bandeiras dos países participantes do G20.

Foto: Isabela Castilho/G20

As exportações de bens dos Estados Unidos cresceram 3,5% no primeiro trimestre de 2025, impulsionadas pelas vendas de aeronaves e computadores. Os dados preliminares foram divulgados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Segundo o levantamento, o comércio internacional de mercadorias entre as economias do G20 registrou alta no período, enquanto o comércio de serviços manteve comportamento irregular.

Leia também:

China critica tarifas e ‘protecionismo’ dos EUA e defende multilateralismo em reunião do G20

B20, grupo de líderes empresariais ligados ao G20, apresenta o Legado Brasil

Bens: alta impulsionada por União Europeia e Estados Unidos

No primeiro trimestre de 2025, as exportações de mercadorias dos países do G20 subiram 2,0% em relação ao trimestre anterior. As importações cresceram 3,1%, ambas medidas em dólares americanos correntes.

O aumento das exportações foi concentrado na União Europeia, enquanto o crescimento das importações teve como principal responsável os Estados Unidos, cuja alta foi de 19,0%, impulsionada pela antecipação de compras de suprimentos industriais e produtos farmacêuticos, diante do anúncio de novas tarifas.

O Canadá registrou aumento de 4,1% nas exportações, com destaque para veículos e produtos energéticos, em especial petróleo bruto. As importações canadenses subiram 1,9%.

Na Europa, o Reino Unido teve crescimento de 4,7% nas exportações, e a União Europeia, de 2,8%. Itália e Alemanha registraram altas de 3,0% e 0,8% nas exportações, respectivamente.

Na Ásia, a China aumentou em 1,1% suas exportações, puxadas por terras raras, mas viu suas importações caírem 3,7%. O Japão teve expansão de 3,7% nas exportações, com destaque para navios e aeronaves. A Coreia do Sul apresentou queda de 4,3% nas exportações, afetadas pelo desempenho do setor automotivo.

Serviços: desempenho segue heterogêneo entre as economias

No setor de serviços, os dados preliminares mostram queda de 0,7% nas exportações e alta de 1,0% nas importações no G20, também no primeiro trimestre.

Nos Estados Unidos, as exportações de serviços cresceram 0,4%, mesmo com a redução nas receitas de turismo, e as importações avançaram 2,5%. No Canadá, houve retração de 3,2% nas exportações e de 3,6% nas importações, influenciada pela menor demanda de turistas americanos.

Na Europa, França e Alemanha mantiveram tendência de retração, enquanto Itália registrou aumento de 7,2% nas exportações e de 3,5% nas importações de serviços. O Reino Unido apresentou alta de 1,7% e 4,6%, respectivamente.

No Japão, as exportações de serviços caíram, mas as importações subiram 6,1%. Na Coreia do Sul, houve expansão de 2,3% nas importações e queda nas exportações.

A China teve retração de 6,0% nas exportações de serviços, influenciada pela queda nas receitas de transporte e construção, enquanto suas importações subiram 4,5%.

No Brasil, as exportações de serviços recuaram 1,2% e as importações, 0,1%. Na Índia, as exportações caíram 0,1%, e as importações tiveram queda de 9,1%.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Mundo