Bolsas da Europa sobem após Trump adiar tarifas de 50% sobre a União Europeia
Publicado 26/05/2025 • 08:54 | Atualizado há 3 dias
Trump bloqueia venda de chips à China; ações das fabricantes despencam
Tesla: investidores exigem que Musk trabalhe 40 horas por semana em meio a “crise”
Abercrombie & Fitch sobe 25% mesmo reduzindo perspectiva de lucro devido a tarifas
HP recua 15% após não atingir expectativas de lucro e culpa ‘custos adicionais’ com tarifas
Trump diz que não está “se acovardando” das tarifas: “Isso se chama negociação”, diz
Publicado 26/05/2025 • 08:54 | Atualizado há 3 dias
KEY POINTS
Painel da Euronext mostra desempenho das ações do mercado na Europa, operando os mercados de Amsterdã, Bruxelas, Londres, Lisboa, Dublin, Oslo e Paris.
Eric Piermont/AFP
As ações europeias operam em alta nesta segunda-feira (26), após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, adiar a imposição de tarifas de 50% sobre a União Europeia.
O índice pan-europeu Stoxx 600 registrava alta de cerca de 0,9% às 10h15 (horário de Londres), reduzindo os ganhos anteriores, mas com todos os setores no campo positivo.
Leia também:
Trump adia tarifas de 50% sobre União Europeia para 9 de julho
O francês CAC 40 subia 1,2%, enquanto o índice alemão DAX avançava 1,7% nas negociações da manhã. Os mercados do Reino Unido estão fechados devido a um feriado público.
As ações do setor automotivo europeu se recuperaram da queda de 3% na sessão anterior e subiam 1% na manhã desta segunda-feira. A indústria é particularmente sensível à ameaça de tarifas dos EUA, já que veículos e máquinas são os principais produtos exportados pela UE para os Estados Unidos.
As montadoras alemãs registraram ganhos generalizados: as ações da BMW subiram 1,3%, as da Mercedes-Benz avançaram 1,6% e as da Volkswagen tiveram alta de 1,4%.
Em outro destaque, a Zealand Pharma liderou os ganhos do Stoxx 600, com as ações em alta de 7,3%. A valorização ocorreu após o banco Cantor Fitzgerald manter sua recomendação de compra (“overweight”) para o papel.
Em um relatório divulgado na sexta-feira, o analista Prakhar Agrawal afirmou que a ação estava “sendo negociada com uma desconexão significativa em relação aos marcos esperados para o petrelintide e à oportunidade multibilionária dos análogos de amilina no combate à obesidade”.
Na sexta-feira, Trump havia anunciado a intenção de impor uma tarifa de 50% sobre produtos europeus, afirmando em uma publicação na plataforma Truth Social que as tarifas entrariam em vigor a partir de 1º de junho. Ele acusou o bloco europeu de ser “muito difícil de lidar” e disse que as negociações comerciais com a UE estavam “estagnadas”.
No domingo, no entanto, Trump afirmou ter concordado em adiar a medida para 9 de julho, após um telefonema da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Von der Leyen afirmou em uma publicação na rede X, durante o fim de semana, que a UE está “pronta para avançar nas negociações de forma rápida e decisiva”.
Durante a madrugada na Ásia, os mercados registraram desempenho misto. As bolsas do Japão e da Coreia do Sul subiram, enquanto os índices de ações listadas na China e em Hong Kong fecharam no vermelho.
Os mercados dos Estados Unidos estão fechados nesta segunda-feira devido ao feriado do Memorial Day. As bolsas de Wall Street encerraram a sexta-feira em queda, após a ameaça de Trump de impor novas tarifas sobre a União Europeia e a gigante de tecnologia Apple.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
“Você leva 20 anos para construir uma reputação e 5 minutos para destruí-la”, diz Kiki Moretti, fundadora do Grupo InPress
Trump diz que não está "se acovardando" das tarifas: "Isso se chama negociação", diz
Elon Musk anuncia saída do governo Trump
Começa hoje, na Estônia, principal evento global de governança digital
Tribunal impede Trump de impor tarifas abrangentes com base na lei de poderes de emergência